Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Joeldino Gomes

Foto: Joeldino Gomes

Com muita fé e devoção, teve início na última segunda-feira, 31, a III Romaria do Pe. Luso de Barros Matos, na Igreja São Judas Tadeu, em Porto Nacional - TO.

Rogando à Santíssima Trindade pela Beatificação e Canonização do sacerdote portuense a programação começou às 17h00 com uma carreata pelas principais ruas com a estátua do Pe. Luso, às 18h30 houve o Terço Mariano e às 19h00 a santa missa presidida pelo Pe. Pablo Luiz Reis, e a homilia foi feita pelo Pe. Luiz Antônio Guimarães, que destacou as virtudes da vida de Pe. Luso: “Sua vida de oração e caridade ajudou a alicerçar a fé e devoção, que hoje estamos cultuando”, frisou.

O Pároco Pe. Eldinei Carneiro que esteve presente  evidenciou: "A vida de Pe. Luso é reflexo da glória de Deus, ele viveu a humildade, simplicidade e caridade pastoral”. A missa foi concelebrada também pelos Monsenhor Juraci Cavalcante e Pe. Douglas Aires.

Durante o tríduo foi contada a história do padre Luso, em todas as fases de sua vida, tendo como principal destaque a época em que chegou ao Seminário de São José, em Porto Nacional, no ano de 1938. À época foi acolhido por Dom Alano, os frades dominicanos e toda a comunidade católica do município.

Também fizeram uma participação os casais que o Pe. Luso assistiu o matrimônio. Após a missa teve a parte social: quermesse, leilão e bingo, onde aproximadamente 800 pessoas participaram da celebração, que foi transmitida ao vivo pelo Portal Porto Mídia e Paróquia Catedral Nossa Sra das Mercês. Os outros dias do tríduo contaram com a participação de outros sacerdotes.

O prefeito Ronivon Maciel participou da procissão e disse estar emocionado em prestigiar a manifestação de fé, “participar dessa celebração de Padre Luso ajuda a fortalecer as nossas crenças, a enfrentar os desafios com coragem e força sempre. Ele nos deixou ensinamentos de solidariedade e amor ao próximo, nossa cidade precisa viver isso no dia a dia”, concluiu o gestor municipal.

O Pároco Pe. Eldinei Carneiro enfatizou: sobre a vida do padre, o processo de beatificação e também sobre o amadurecimento de sua fé nele. “Padre Luso de Barros Matos nasceu em Balsas – Maranhão, em 16 de dezembro de 1906. É portuense de coração, aqui ele dedicou todo seu ministério aos pobres, aos humildes, na confissão e oração. Um homem que tinha uma profunda intimidade com Deus, o seu processo de beatificação está na terceira fase, onde serão levantadas as virtudes heroicas dele como cristão para edificar a fé das pessoas. Após essa fase ele se tornará venerável, de venerável para beato exigirá um milagre, e se confirmado esse milagre ele será beato e já poderá ser venerado nos altares. Da beatificação para canonização, um outro milagre”, explicou.

O romeiro de Padre Luso, Nélio Póvoa,  ressaltou em sua fala: “desde criança eu era sacristão do Pe. Magalhães, em Dianópolis, nas décadas de 60 e 70. Nessa época Pe. Luso nos visitava com frequência, e tendo conhecimento de seus trabalhos, sua caridade e humildade, aprendi a admirá-lo e ter fé nele. Quando eu vinha à Porto também o procurava, encontrava um jeito de ir ao seminário para me aconselhar com ele. Em uma dessas ocasiões ele me deu um terço de presente, e outros 12 para eu distribuir. Minha fé em Deus e em Padre Luso é muito grande e especial, inclusive, meu filho primogênito se chama Luso em homenagem a ele", disse. 

Além de fortalecer a cultura local, o evento fomenta o turismo religioso no município, a programação foi encerrada ontem, quinta-feira, 3, com a procissão luminosa às 18h00 (concentração na Catedral), missa às 19h00 na Igreja São Judas Tadeu e quermesse, barraquinhas, bingos e leilões.