Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcio vieira

Encerraram-se neste domingo, 6, as competições das modalidades coletivas, categoria 15 a 17 anos, da etapa estadual da 32ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A competição teve início na sexta-feira, 4, e prossegue até domingo, 13, em Araguaína.

Nesta segunda-feira, 7, terão início as competições das modalidades individuais na categoria 15 a 17 anos e 12 a 14 anos. Na terça-feira, 8, será realizada a solenidade oficial de abertura, às 18 horas, no Estádio Leôncio de Souza Miranda, popularmente conhecido como "Mirandão".

Resultados

No Handebol Feminino, a medalha de ouro foi para a equipe do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins. No masculino, devido ao número de inscritos, foi necessário realizar duas divisões, sendo campeã na primeira divisão a equipe da Escola Estadual de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, de Araguaína, e na segunda divisão, a equipe do Colégio Estadual Cel. José de Azevedo, de Conceição do Tocantins.

A competição, na modalidade Voleibol, ficou assim definida: primeiro lugar do feminino, equipe do Colégio Uperimm, de Palmas, e no masculino, medalha de ouro para o time da Escola Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, também de Palmas.

A equipe de Basquete Feminino do Colégio Estadual Rachel de Queiroz, de Palmas, foi a campeã da etapa Estadual. No masculino houve um número maior de inscritos, formando duas divisões, o campeão da primeira divisão foi o time do Colégio Interação Vozes Ativas, de Palmas; na segunda divisão, a medalha de ouro foi conquistada pelo time do Colégio Militar do Tocantins João XXIII, de Colinas do Tocantins.

Já no Futsal, esporte com maior número de equipes no JETs 2023, formaram duas divisões, a primeira e a segunda, sendo a equipe do Colégio Estadual Batista Profª Beatriz Rodrigues da Silva, de Miracema do Tocantins, campeã do masculino da 1ª divisão, e da 2ª divisão, a equipe do Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva de Natividade. No feminino, a medalha de ouro da primeira divisão ficou com a equipe do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína; e da segunda, o time da Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas.

Disputas

As disputas das modalidades coletivas envolveram várias equipes, de todas as regionais de Educação do Tocantins. Foram vitórias expressivas e disputas acirradas durante os dois dias de competição da etapa estadual, em Araguaína.

Para a aluna/atleta Ana Vitória Coelho de Sousa, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, a medalha de ouro no Handebol Feminino foi uma emoção muito grande. “Gostaria de agradecer ao nosso professor/treinador pelo esforço, confiança e dedicação para com a nossa equipe, acredito que a nossa determinação, confiança e seriedade nos levaram a conquistar esta vitória. Só tenho a agradecer a todos que torceram por nós, estou muito feliz e agora é rumo ao brasileiro”.

O presidente do Comitê Organizador Estadual, da Superintendência de Desporto Escolar da Seduc, Leonardo Bernardes, explicou que a partir da definição dos vencedores, da categoria 15 a 17 anos, o técnico das equipes campeãs pode formar uma seleção Estadual para representar o Tocantins nos Jogos da Juventude, que vai ocorrer em Ribeirão Preto, de 1º a 16 de setembro. “Tivemos aqui três dias de competições nas modalidades coletivas, foram belas disputas e descobertas de grandes potenciais. Estamos felizes com o resultado, com a estrutura, tanto a parte da logística como também transporte e hospedagem.

Nesta segunda-feira, já começam as modalidades individuais. Então até o dia 13, estaremos aqui ainda e tem bastante competição pela frente”.

Etapa Estadual

Participam da Etapa Estadual, 3.541 atletas e técnicos de 49 municípios. Serão disputadas 15 modalidades, sendo elas: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol e Vôlei de Praia.

As competições dos JETs são divididas em etapas: municipais, regionais e estadual e, neste ano, contou com a participação de mais de 18 mil estudantes atletas. As fases municipais foram classificatórias para as regionais. A Seduc realizou 14 etapas regionais, e os vencedores classificaram-se para a etapa estadual, e os campeões garantem vagas nas competições nacionais, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e Jogos da Juventude.

Os resultados das etapas podem ser conferidos no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no link (https://www.to.gov.br/seduc/2023/1ecyv61uedt2).