Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Esta semana, estudantes de diversas escolas estaduais estão fazendo as provas da 1ª fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia. As provas estão sendo realizadas de forma on-line, acessadas no endereço https://obgeografia.com.br e coordenadas pelos professores responsáveis.

Os estudantes vão realizar três provas on-line, e os que alcançarem bom desempenho serão classificados para a fase presencial, prevista para ser realizada em novembro. Conforme o regulamento, participarão da fase nacional duas equipes por estado, totalizando 54 equipes, sendo uma escola representando a rede pública de ensino e a outra a instituições privadas. O local da prova presencial será divulgado posteriormente.

As provas da 1ª fase poderão ser realizadas até o dia 11 de agosto e serão compostas por questões de múltiplas escolhas e tarefas. As provas da 2ª fase  serão realizadas no período de 14 a 18 de agosto e a 3ª fase acontecerá nos dias 21, 22 e 23.

No Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, em Lajeado, os estudantes vão realizar a prova nesta quinta-feira, 10. Eles estão animados em participar da olimpíada e muito confiantes que serão selecionados para a próxima etapa. Lá estão participando os alunos Kaio Gabriel dos Santos Caldeira, Nicolly Verônica de Menezes Santana e João Emanuel Aires Gomes, com a equipe denominada Morro do Segredo.

A estudante Nicolly falou sobre a sua participação na olimpíada. “Eu estou tranquila e animada, pois sei que fazer a Olimpíada de Geografia trará mais conhecimentos e experiências”, frisou.

O professor de Geografia, Raimundo Nonato Oliveira Costa, explicou que incentivar os estudantes a se inscreverem nas olimpíadas escolares ajuda a trazer novas oportunidades. “E serve ainda para despertar o interesse de outros estudantes. Além do envolvimento, desenvolve habilidades e competências dos estudantes em todo o país, por isso se torna um instrumento muito importante”, explicou.

Em São Félix

Na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, localizada em São Félix do Tocantins, estão participando os estudantes Ian Jorge, Felipe Santos e Henrique Guimarães, com a equipe denominada Predadores. Eles estão fazendo a prova nesta quinta-feira.

A professora de Geografia Ramilca Alves Ribeiro falou de sua satisfação  em representar a escola sendo coordenadora de turma. “Fiquei muito feliz pela oportunidade de participar da OBG e incentivar os meus estudantes. Foram momentos de aprendizagens, e de novas experiências”, esclareceu.

O estudante Felipe também falou da OBG. “Participar da olimpíada foi uma experiência nova, é a primeira vez que estou fazendo as provas. Estou surpreso por ter aprendido tanto ao responder as questões, conseguimos novas habilidades em fazer o trabalho em equipe e com as leituras”, contou.

Luzimangues

Na Escola Estadual Beira Rio, localizada em Luzimangues, estão participando três equipes. A professora Salete Marinho Gonçalves Alves destacou que a olimpíada motiva os estudantes a pesquisarem mais sobre  temas como espaço geográfico, população, questões ambientais e dimensões e processos de globalização, entre outros.

A estudante Isabele Andrade de Souza destacou que a olimpíada desperta um maior interesse pelos conteúdos da Geografia.

Tássio de Souza Santos ressaltou que foi importante fazer as provas. “Nesta olimpíada realizamos muitas atividades, tiramos dúvidas sobre a cartografia”, contou.