Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe Solares, do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, localizado em Gurupi, foi escolhida para representar o Tocantins na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG), em Campinas, São Paulo, no mês de novembro. 

Essa é mais uma conquista na vida das estudantes Evellyn Cristina Richter, 18 anos; Maria Eduarda Oliveira Pastro, 18 anos; Emanuelle da Silva Dias, 17 anos; e da professora Marília Leidislany Machado, coordenadora de área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e orientadora geral das equipes olímpicas da escola.

A professora e as estudantes já tinham participado da fase nacional da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade de Campinas (Unicamp). Essa etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia também será realizada em Campinas.

A olimpíada

Na etapa estadual, 16 equipes foram contempladas com medalhas de ouro, 24 com medalhas de prata e 43 com medalhas de bronze. Conforme a comissão organizadora, no Tocantins, 162 equipes foram inscritas e, destas, 83 premiadas.

A olimpíada contou com três fases on-line realizadas no mês de agosto. E para a fase nacional foram selecionadas duas escolas por estado, sendo uma da rede pública e outra da rede particular, formando 54 equipes. A segunda turma do Tocantins selecionada foi a equipe Guarás, do Colégio Comercial Impacto, de Guaraí.

Além da viagem para a fase nacional, a equipe Solares recebeu medalha de ouro. Outra equipe da mesma escola, que também recebeu medalha de ouro, foi a Legion Commander. O Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho também conquistou duas medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

Expectativas

“É muito gratificante participar mais uma vez com as estudantes de uma olimpíada nacional. Uma oportunidade de desenvolver aprendizagens, representar a escola, a nossa cidade. Estamos muito felizes por mais essa conquista, espero que sirva de motivação para que outros estudantes queiram participar e desenvolver várias habilidades não só na disciplina de Geografia, como em outras áreas correlacionadas e adquirir experiências de vida que servirá para a sua formação cidadã a partir destas participações em olimpíadas de conhecimento e científicas”, comentou Marília.

A professora encerra destacando o sucesso da escola nessa olimpíada com as seis medalhas. “As experiências adquiridas em participações nas olimpíadas anteriores vão dando a eles uma bagagem de conhecimento e experiência que facilita a conquista de uma vaga na nacional, como ocorreu com as estudantes da equipe Solares. Outros estudantes já estão se preparando para que possam também viver essa experiência”, explicou a docente Marília.

A aluna Emanuelle disse que está muito feliz com essa conquista. “É uma honra poder participar de mais uma fase nacional da olimpíada. Percebemos que todo o nosso esforço foi recompensado. É um sentimento de gratidão e de realização”, frisou.

A estudante Evellyn Cristina também falou de sua expectativa. “É mais uma oportunidade de representarmos nosso estado, no evento em Campinas, e essas conquistas agregam muito em nossas vidas”, ressaltou.

E a estudante Maria Eduarda também disse que comemora estar na fase nacional da Olimpíada de Geografia, por causa das experiências que lhe ajudarão em muitos aspectos da vida. (Secom/TO)