Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq) traz, para o Tocantins, um evento científico inédito e de peso: o 1° Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que busca a criação, para o Estado, de novas redes de colaboração em pesquisa e pós-graduação, com parcerias nacionais e internacionais. 

O evento ocorre nos dias 27 e 28 de setembro, no Câmpus de Palmas da UFT e contará com a presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros - da América Latina, Caribe, América do Norte, Europa e Ásia. Representantes das principais agências de fomento de pesquisa científica (Capes, CNPq, Finep, Fapt, Fapto, MCTI) também estarão presentes no Simpósio. 

"Com este Simpósio, queremos estreitar laços e estabelecer novas parcerias entre estudantes e professores dos programas de pós-graduação da UFT e renomadas instituições e pesquisadores estrangeiros", destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT, Raphael Sanzio Pimenta. "Além disso, o evento proporciona, aos participantes, novos conhecimentos sobre fontes de financiamentos, atualização de métodos de pesquisa, entre outros", afirma.

Inscrições e programação 

O 1° Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é aberto a estudantes e pesquisadores da UFT e outras instituições, além de quaisquer pessoas interessadas em temáticas científicas e da pós-graduação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 28 de agosto, pela plataforma do evento.

A programação será divulgada nos próximos dias, pela plataforma de inscrições, portal de notícias e redes sociais da UFT: aguarde!

Universidade da ONU oferta curso internacional

O curso capacitará estudantes de cursos de pós-graduação com conhecimentos básicos sobre a ocorrência de micotoxinas, análise, prevenção e desintoxicação em frutas, grãos e derivados. "Também serão mostradas e discutidas, em detalhes, as experiências exitosas em estratégias biotecnológicas na prevenção e desintoxicação de micotoxinas, desenvolvidas pelos docentes ministrantes do Curso", frisa o Prof. Dr. Raphael Pimenta.

Entre os inscritos, estão estudantes brasileiros e estrangeiros, da América Latina e Caribe, cujas passagens aéreas, alimentação e hospedagem serão parcial ou totalmente cobertas pelos organizadores do evento, conforme critério de participação.

"Os eventos, por fim, são complementares", explica o pró-reitor. "A realização de um curso e de um simpósio internacional multidisciplinar no Tocantins possibilita uma maior integração entre Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos públicos e privados do Estado junto a renomadas instituições estrangeiras, ampliando as colaborações institucionais e o intercâmbio de estudantes e profissionais", detalha Raphael. 

Mais visibilidade à produção acadêmica 

A UFT conta, atualmente, com 53 cursos de graduação presenciais, 31 cursos de pós-graduação stricto sensu, além de cursos diversos de especialização lato sensu.

Com a realização do Simpósio Internacional e do curso UNU Biolac, a Propesq espera contribuir, especialmente, na ampliação da produção científica de professores e estudantes dos programas de pós-graduação da UFT, bem como elevar os estratos Qualis de suas publicações, entre outras estratégias que visam conferir mais visibilidade à produção dos pesquisadores da Instituição. 

Parceiros nacionais e internacionais

O 1° Simpósio Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFT, realizado pela Propesq, reunirá uma série de parceiros nacionais e internacionais, que integrarão as atividades diversas da programação do evento. Confira a lista das instituições que estarão representadas:

Parcerias nacionais:

·         Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);

·         Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (MCTI/CBAB);

·         Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

·         Financiadora de Estudos e Projetos (Finep);

·         Fundação de amparo à pesquisa do Estado do Tocantins, FAPT;

·         Fundação de Apoio Científico e Tecnológico de Tocantins (Fapto);

·         Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT);

·         Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

·         Universidade Estadual do Tocantins (Unitins);

·         Instituto Federal do Tocantins (IFTO);

·         Centro Universitário Católica do Tocantins, UniCatólica;

·         Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA);

·         Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/ULBRA).  

Parcerias internacionais:

·         United Nations University (UNU);

·         Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (Cyted);

·         Universidade de La República, UDELAR (Uruguay);

·         Virginia Polytechnic Institute and State University (USA);

·         Corporación Universitaria Lasallista. Unilasallista (Colómbia);

·         Universidad Nacional de La Plata, UNLP (Argentina);

·         Universidad Nacional de Tucumán, UNT (Argentina);

·         Universidad Nacional de San Juan, UNSJ (Argentina);

·         Instituto Nacional de Investigaciones Agropecuarias, INIA (Chile);

·         Universidad de Santiago de Chile, USACH (Chile);

·         The Volcani Center (Israel).