Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) está realizando testes de balneabilidade nas praias oficiais da Capital e em breve deve divulgar o boletim que atesta a qualidade da água nas praias pública do Lago de Palmas, com informações sobre as condições para a realização de atividades recreativas de contato primário.

Esta classificação de atividade inclui as que o indivíduo tem contato direto com a água, a exemplo de banhos, mergulhos, esqui-aquático, natação, dentre outros. O controle da balneabilidade realizado pela FMA atende as especificações da Resolução 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

Conforme a resolução Conama 274/2000, as condições da água serão definidas como própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas num espaço de cinco semanas e no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros, e imprópria quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde dos banhistas.

As amostras são coletadas pelos técnicos da FMA e enviadas para o Laboratório de Pesquisa em Química (Lapeq) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde as análises são realizadas. (Secom Palmas)