Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha /Secom Palmas

Todas as praias de Palmas estão em condições de balneabilidade próprias para recreação de contato primário, conforme boletim emitido pela Diretoria de Controle Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e divulgado nesta quarta-feira, 25. A coleta foi realizada no período compreendido entre os dias 21, 23 e 28 de agosto e 26 e 28 de setembro.

O Programa de Balneabilidade, que verifica a qualidade bacteriológica das águas, é estruturado para atender às especificações da Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) n.º 274/2000, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado em atividades como banho, mergulho, esqui-aquático, entre outros.

O parâmetro utilizado considera o Número Mais Provável (NMP) de coliformes fecais por 100 ml. Conforme a resolução Conama 274/2000, as condições de balneabilidade serão definidas como própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 bactérias Escherichia coli por 100 mililitros.

Segundo a resolução, será considerada imprópria quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, e/ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli, ou ainda quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde dos banhistas. (Secom Palmas)