Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Gastronomia

Foto: @erickjacquin

Foto: @erickjacquin

O Cozinha Show abrirá com chave de ouro no 17° Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que será nos dias 6 a 10 de setembro, a partir das 19 horas. Com fortes emoções e pratos deliciosos, sete chefs de cozinha e os chefinhos passarão pelo palco. Entre os nomes, destacam-se grandes nomes da gastronomia: Erick Jacquin, Carole Crema, Ruth Almeida e Roberto Ravioli. Também participarão do festival os chefs regionais Marilon Azevedo, Israel Monteiro e Junior Carlim.

Pela segunda vez consecutiva, grande nome da gastronomia, Roberto Ravioli, marca mais uma vez presença no Cozinha Show. Considerado um dos maiores chefs do Brasil, ele é uma referência quando o assunto é culinária italiana. O chef apresenta o quadro Toque do Ravioli, do programa É de Casa. Ele também participou do Mais Você, com Ana Maria Braga. 

A chef confeiteira e proprietária de uma famosa doceria, Carole Crema, possui formação pela Thames Valley University, The Moisimann Academy (Londres). Autora do livro “O Mundo dos Cupcakes”, premiada como Chef Pâtissier do Ano em 2011, é atualmente jurada no programa "Que Seja Doce do GNT".

Erick Jacquin, chef francês naturalizado brasileiro, também faz parte dos grandes nomes da gastronomia, conhecido por seu bordão ‘tompêro’. Além de um renomado cozinheiro, ganhou grande destaque sendo jurado no famoso reality culinário, o Masterchef Brasil. O chef, conta com grandes negócios culinários, o premiado restaurante Président, Buteco do Jacquin, Bistrô Ça Va, Lvtetia e outros.

Ruth Almeida, é chef de cozinha, embaixadora, tocantinense e pesquisadora na culinária afro-indígena. Em 2021, Ruth, foi eleita a melhor chef do Brasil pelo prêmio Dolmã, considerado o mais importante da gastronomia brasileira. Como também já participou do reality “Cozinheiros em Ação”, do canal GNT, em 2016. Os seus pratos, além de carregarem um toque de amor, também são de muita ancestralidade.

O chef Marilon Azevedo possui experiência com a culinária uruguaia e argentina, trabalhando principalmente com carnes e cortes especiais. Foi chef do renomado restaurante Coco Bambu e Rei do Camarão em Brasília. Atualmente ele é proprietário do restaurante Quintal do Chef, em Taquaruçu.

Junior Carlin é chef de cozinha regional, bacharel em gastronomia e consultor de mercados, com ampla experiência na elaboração de planejamento, definição de produtos e precificação. Suas especialidades culinárias são na cozinha italiana, mediterrânea e em frutos do mar. O chef, já esteve presente na edição passada e estará novamente no Cozinha Show deste ano.

Programação do Cozinha Show do 17º FGT:

Quarta-feira (6/09)
Chef Marilon 
Chef Ruth Almeida

Quinta-feira (7/09)
Peça “O Auto da vida no Trânsito”
Chef Roberto Raviolli

Sexta-feira (8/09)
Chef Israel Monteiro
Chef Carole Crema

Sábado (9/09)
Peça “O Auto da vida no Trânsito”
Chef Junior Carlim
Chef Erick Jacquin

Domingo (10/09)
Chefinhos de Taquaruçu
Premiação. (Secom Palmas)