Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), está com uma força-tarefa para atendimento ao produtor rural na emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A ação começa na quarta-feira feira, 6, em Colinas, durante l a participação do órgão na Exposição Agropecuária de Colinas (ExpoColinas).

A ação segue na semana seguinte, de 11 a 15, com a 'Semana CAF' em todas as Unidades Regionais e Escritórios locais do Ruraltins, com técnicos capacitados e preparados para atender o agricultor Familiar tocantinense.

"A da Semana do CAF está contemplada no Plano Ater Tocantins [assistência técnica e Extensão Rural] ,e tem como finalidade atender a uma demanda do governador que é cadastrar o maior número de agricultores familiares do Estado e assim, com o cadastro regular, garantir o acesso desse produtor a compras institucionais, linhas de crédito, assistência técnica e muitos outras políticas públicas", explica o presidente do Ruraltins, Washington Ayres.

O CAF veio para substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (DAP), possibilitando maior transparência e segurança, pois as informações declaradas pelo agricultor familiar serão validadas por informações já existentes em outras bases de dados do governo federal.

Cadastro

De forma gratuita e com validade de dois anos, a inscrição no CAF no Tocantins é feita pelos técnicos do Ruraltins. O interessado pode procurar o órgão mais próximo de sua propriedade, munido da documentação necessária.

Expocolinas 2023

Nesta edição, o Ruraltins traz vitrine agrícolas voltadas para o produtor rural interessado em diversificar sua produção, com foco na geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

No estande do órgão o visitante tem acesso a informação e demonstrações práticas sobre o cultivo de hortaliças hidropônicas, instalação do sistema e a criação de peixes; e a criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de meliponicultura.

A ExpoColinas 2023 ocorre Parque de Exposição Noir Inácio Oliveira Newton, entre os dias 1° e 10 de setembro.