Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

Uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), oportunizou a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) a diversos produtores rurais de Colinas e região, garantindo o seu acesso a políticas públicas do Governo. A força-tarefa ocorreu na quarta-feira, 6, no estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) durante a Exposição Agropecuária de Colinas (Expocolinas).

O presidente do orgão rural, Washington Ayres, destacou que CAF é um documento essencial para que os produtores rurais possam acessar programas do governo, como compra direta e o Programa Alimenta Tocantins, receber assistência técnica e, em muitos casos, garantir a segurança financeira de suas atividades.

"Estamos executando o Dia do CAF nessa importante cidade. Esta é uma ação determinada pelo governador Wanderlei Barbosa, exatamente pela grande importância que tem o produtor e a produtora para a agricultura familiar. Então, fizemos esse chamamento para que os produtores aqui dessa região viessem fazer o cadastro para poder garantir o seu acesso a políticas públicas como compras institucionais, assistência técnica, linhas de crédito e muitos outros benefícios" , destacou.

Com o documento em mãos, os produtores de ovos e galinha caipira melhorada, da chácara Pais e Filhos do Assentamento Guará, em Colinas, Maria Aparecida Correa Sufiati e Hélio Fernandes Passos agradeceram o atendimento e a oportunidade de agora poderem acessar programas governamentais, e melhor a sua produção.

"Estamos muito felizes de receber essa oportunidade e agradecemos demais. Viemos por orientação de uma técnica do Ruraltins, e acredito que agora com o CAF vamos ter mais facilidade e poder participar de programas do governo, vender nossa produção por meio do compra direta, e também ter acesso a financiamento para investir e melhorar nossa produção", comemoraram 

Os pescadores da Colônia de Pesca de Palmeirantes, Maria dos Anjos Barros e Wilson Correia da Silva, também aproveitaram a oportunidade para realizar o Cadastro da Agricultura Familiar. Esse passo não apenas legitima sua atividade de pesca, mas também lhes garante o acesso a benefícios importantes, como a coleta do seguro durante o período da Piracema, que é essencial para a preservação e manutenção dos recursos aquáticos da região.

"O seguro esse ano vai ser cedo, mês de outubro. Então nós precisamos dar a entrada agora, e só podemos dar entrada nesse seguro se tivermos o cadastrado nesse programa do governo. Como não podemos pescar no Período da Piracema, recebemos do Governo um salário que ajuda a nossa despesa", destacaram.

Essa iniciativa não só fortalece a economia rural, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável do estado, promovendo a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais. 

Além de Colinas essa força-tarde vai ocorrer em todo o estado na realização da Semana CAF, entre os dias 11 a 15 de setembro, contemplando os 139 municípios tocantinenses.