Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou na tarde dessa quarta-feira, 20, no Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara, no município de Monte do Carmo, duas palestras voltadas para os estudantes, em uma programação comemorativa ao Dia do Técnico Agropecuário, que é comemorado dia 22 de setembro. As palestras tiveram como temas: O papel do técnico agropecuária na defesa agropecuária e a Raiva dos herbívoros.

A palestra sobre a raiva dos herbívoros foi preferida pelo responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva em Herbívoros, Raydleno Mateus, que apresentou aos estudantes o que é a doença, as formas de transmissão, os sintomas, os cuidados que devem tomar com os animais que estão infectados e o como é feito o controle da zoonose.

Já o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, abordou o papel do técnico agropecuária e sua atuação nas ações desenvolvidas pela Adapec no Tocantins. Ele destacou a importância destes profissionais no sistema de defesa sanitária, mostrando a eles, onde podem atuar tanto nas áreas vegetal quanto animal.

“O técnico agropecuário tem um campo vasto de atuação, principalmente neste momento em que o agronegócio vem crescendo em nosso Estado, tanto na produção de grãos, fruticultura, hortaliças, quanto na bovinocultura, suinocultura, avicultura, piscicultura, entre outras diversas áreas do setor agropecuário, por isso, trouxemos estas duas palestras para que eles conheçam como é realizado o trabalho da Adapec na defesa sanitária do Tocantins,” destacou Lenito Abreu. (Adapec)