Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins está entre os nove estados abrangidos por alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta grande perigo para onda de calor. O alerta é o mais alto do Instituto e vale para todo São Paulo, todo Mato Grosso do Sul, grande parte do Mato Grosso e para partes do Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. 

Esse alerta é para quando ocorre um fenônemo meteorológico de intensidade excepcional e pode causar, segundo o Inmet, grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. 

O alerta vermelho do Inmet tem validade até as 18 horas do próximo domingo, 24.

Os municípios do Tocantins diretamente atingidos pela onda de calor máxima são os seguintes: Abreulândia, Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguacema, Araguaçu, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Crixás do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Marianópolis do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Pium, Porto Nacional, Pugmil, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins e Talismã.

Palmas: na capital a previsão é de 39 °C para esta quinta-feira, 21. 

Além do vermelho, que é o alerta mais grave, a maior parte dos municípios do Tocantins estão em alerta laranja para onda de calor. Neste alerta laranja, a temperatura é sentida 5ºC acima da média. O laranja também tem validade até domingo, 24. (Fonte: Inmet)

Leia Também: Temperatura em Palmas varia entre 37°C a 39°C na semana; 29 cidades tocantinenses registram 5ºC acima da média