Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Palmas continuará registrando altas temperaturas durante esta semana. De acordo com previsão meteorológica divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na capital tocantinense variará de 37°C a 39°C. 

Nesta segunda-feira, 18, a previsão é de 38°C e na terça-feira, 37°C. A partir de quarta-feira, até sexta, a temperatura chegará a 39°C. 

E de acordo com o Inmet, a baixa umidade agravará o quadro, já que quase todo o Tocantins está em alerta amarelo para baixa umidade. O alerta vale desta segunda até quinta-feira, 21. A umidade relativa do ar variará entre 30% e 20%. excessão do aviso se faz apenas para Esperantina e pequena parte de Buriti do Tocantins (municípios do Bico do Papagaio). 

Além do alerta amarelo, há também dois de cor laranja (considerados mais graves) e que afetam alguns municípios do Tocantins. Um deles vale para toda esta segunda-feira e prevê perigo para baixa umidade (variando de 20% e 12%), afetando diretamente cidades localizadas mais ao sudeste do Estado, sendo elas Almas, Aparecida do Rio Negro, Arraias, Aurora do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Chapada da Natividade, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lagoa do Tocantins, Lavandeira, Lizarda, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmas, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Recursolândia, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, Silvanópolis, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Tocantínia. 

Onda de Calor

Outro alerta, este de onda de calor acima da média, e também na cor laranja, prevê temperatura 5ºC acima da média - de hoje, 18 até às 18 horas do dia 24 - para os seguintes municípios localizados na região sudoeste do Tocantins: Abreulândia, Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguacema, Araguaçu, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Chapada de Areia, Crixás do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Marianópolis do Tocantins, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte Santo do Tocantins, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Pium, Porto Nacional, Pugmil, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins e Talismã. Neste alerta o Inmet comunica haver risco à saúde. 

Instruções 

Dentre as instruções do Instituto, estão: beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, atividades físicas não são recomendadas, use hidratante para pele e umidifique o ambiente,e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.