Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Catedral do Divino Espírito Santo, de Palmas/TO, pastorais e voluntários de várias profissões participam de uma ação solidária neste sábado, na região Norte de Palmas/TO. É a sétima edição da Caravana do Bom Samaritano, que não acontecia desde 2020, por causa da pandemia de Covid-19. A última edição, em 2019, foi realizada em Taquaralto.

O ponto de encontro será na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, localizada na Quadra 508 norte. Toda a população das quadras ao redor podem participar. A distribuição de senhas de atendimento começa às 14h. O evento segue até 17h30.

Entre as atividades previstas estão bazar de roupas, sala de oração, oficina de artesanato, espaço criança, corte de cabelo, assessoria jurídica, atendimentos estéticos e de saúde, com a presença de dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos de diversas especialidades. As atividades são gratuitas, exceto o bazar, que conta com preços acessíveis. Cerca de 200 membros de pastorais da Catedral e voluntários participam da caravana.

A origem da ação vem da parábola bíblica do livro de Lucas. Nela, um homem é assaltado e espancado. Deixado no chão à beira da estrada, várias pessoas passaram e ninguém o socorreu. Até que um samaritano, habitante da Samaria, para e presta os cuidados necessários àquela vítima.

A moral da história contada por Jesus vem do fato de que os samaritanos eram povos que viviam em conflito com os judeus por motivos religiosos. Apesar das diferenças, o samaritano não pensou duas vezes em ajudar, não importando quem era a pessoa ferida. Isso demonstra a importância de exercer o amor e a compaixão, isto é, importar-se com a dor do outro e buscar aliviar o sofrimento dos irmãos.

“Caridade não é doar dinheiro, é oferecer o que temos de mais importante: nós mesmos, nosso tempo, nossos dons. Durante as Missas, eu chamei as pessoas a fazer diferença na área em que atuam, o que sabem fazer de melhor ou que têm disposição em ajudar em qualquer área. Só em uma tarde como essa, atingimos de 400 a 500 pessoas de uma região mais carente da cidade. É um gesto concreto da Igreja em ‘saída’ que o Papa nos convida a colocar cada vez mais em prática”, comentou o pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom.