Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Cênicas Comunicação

Foto: Divulgação Cênicas Comunicação

Em homenagem à cultura gaúcha e em comemoração à Semana Farroupilha, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia realizou a "Mateada de Negócios" em suas agências de Palmas. Desde sua criação até os dias de hoje, a capital recebeu e ainda recebe diversos gaúchos, que vieram para o Tocantins em busca de novas oportunidades. O evento aconteceu na quinta, 21 e sexta, 22, nas agências JK Agro e Teotônio Segurado respectivamente.

A Semana Farroupilha é uma celebração festiva da cultura gaúcha, que reverencia os ideais de liberdade, igualdade e humanidade, em memória ao início da Revolução Farroupilha, ocorrida em 20 de setembro de 1835. Durante essa semana, os gaúchos se reúnem para celebrar com desfiles, shows e, claro, o tradicional chimarrão.

A "Mateada de Negócios" foi idealizada por um associado do Sicredi, Rudiney Moreira que inspirou o gerente da Agência Sicredi Teotônio Segurado, Júlio Cézar Ferreira, que viu o evento como uma maneira de comemorar a data junto aos gaúchos que residem no Estado, além de promover a troca de experiências entre os associados.

Aproveitando a semana de celebrações do Rio Grande do Sul, berço do Sicredi, o evento buscou fortalecer laços e criar oportunidades de negócios. O café da manhã contou com iguarias típicas do Sul, como chimarrão e tereré, além de outras delícias tradicionais. Os participantes também participaram de dinâmicas de networking para compartilharem suas jornadas que os levaram até o Tocantins, facilitando o surgimento de novas parcerias e oportunidades de negócios.

"O evento surgiu a partir de uma conversa com um dos associados do Sicredi, que havia participado de um evento similar. A ideia foi criar um momento para que todos pudessem interagir, fazer networking e explorar a história do Sul, que está intrinsecamente ligada ao Sicredi, onde a cooperativa nasceu. Vamos contar com a presença de um casal que dança músicas tradicionais, e o espaço estará decorado com elementos típicos do sul, proporcionando aos gaúchos que nos visitarem um gostinho do Sul do país". 

O Sicredi tem suas raízes na primeira cooperativa de crédito da América Latina, em Nova Petrópolis (RS), fundada em 28 de dezembro de 1902. Desde então, a instituição continua a promover a cultura cooperativista e a estreitar laços com seus associados em todo o Brasil.