Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Vinicius Santa Rosa/Secom-TO

Foto: Vinicius Santa Rosa/Secom-TO

O Tocantins terá os seus 35 anos celebrado nesta segunda-feira, 2, no plenário do Senado, em Brasília- DF, em uma sessão solene em homenagem ao aniversário do Estado. 

A cerimônia foi solicitada por meio de um requerimento conjunto da senadora Professora Dorinha, do senador Eduardo Gomes e do deputado federal Ricardo Ayres, e contou com a colaboração da Casa Civil do Governo do Tocantins.

Na sessão solene serão homenageados os fatos marcantes da história do Tocantins, os personagens que se destacaram na trajetória e o processo de construção de uma identidade que tornou o norte do Goiás no mais próspero Estado do país. Senadores, deputados federais, secretários de Estado, demais autoridades e convidados se reunirão para esse momento que também passará a fazer parte da história do Tocantins. 

Uma amostra dessa identidade será apresentada em um momento especial preparado para a sessão solene, o desfile "Ouro do Cerrado". Modelos da Comunidade Mumbuca, localizada na região do Jalapão, vão desfilar uma coleção de vestidos do estilista tocantinense Fernando de Carvalho, produzidos em capim dourado. Este, que é um dos elementos culturais mais marcantes do Estado, também tem contribuído para a promoção do turismo e o desenvolvimento econômico em muitas comunidades. 

O conjunto da obra evidencia que o Tocantins, cada vez mais, fortalece seu povo, sua cultura e seus potenciais, que são carregados de história, força comunitária e ousadia. Essas características, presentes naqueles que contribuíram com a criação do Estado, estão entre aqueles que trabalham para construir o futuro. Essa é a mensagem que será transmitida na cerimônia de homenagem aos 35 anos do Tocantins. 

Congresso Nacional

No Congresso Nacional, uma parte da história do Tocantins foi escrita durante a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, no dia 5 de outubro daquele mesmo ano, quando o Estado foi criado. Como parte da ampla programação do Governo do Tocantins para comemorar o seu aniversário de 35 anos, o Congresso Nacional mais uma vez será o local para celebrar esse significativo marco na história do país.

Exposição 35 anos do Tocantins

A sessão solene marca o encerramento da programação de homenagem ao Tocantins realizada no Congresso Nacional. Desde o dia 26 de setembro, o Salão Negro, que é a principal área de eventos na Casa, tem exibido a exposição "35 Anos do Tocantins", que apresenta a história do Estado por meio de grandes painéis, vídeos e espaços interativos, de uma forma que atrai e encanta os visitantes do Senado e da Câmara dos Deputados. Logo após a sessão, os presentes serão convidados a fazer uma visita para encerrar a exposição. (Secom/TO)