Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Dia 12 de outubro é a data dedicada a homenagear e celebrar o Dia das Crianças. Muitos pais compram presentes e promovem atividades especiais, mas devem ficar atentos na hora de adquirir a lembrança. O Procon Municipal de Palmas recomenda cautela para evitar que as famílias caiam em armadilhas ao ir às compras, e dá dicas para uma boa aquisição. 

A primeira é planejar e fazer uma lista de desejos. É importante perguntar às crianças o que elas gostariam de ganhar. Isso ajuda a evitar compras impulsivas.

Estabelecer um orçamento é outra dica. Determinar o quanto se pode gastar em presentes de acordo com as finanças pessoais e cumprir esse orçamento.

Comprar com antecedência é a terceira sugestão. O Procon analisa ser importante evitar comprar de última hora, pois isso muitas vezes leva a gastos desnecessários. O interessante, segundo o órgão, é aproveitar as promoções sazonais para garantir uma economia considerável.

 Pesquisar nas lojas físicas e na internet também é uma boa alternativa. Na hora do pagamento, é preciso prestar atenção em relação aos descontos, parcelamentos e juros. 

Outra forma de economizar é comprar presentes para várias crianças da família ou amigos ao mesmo tempo para economizar no frete e tempo. Além disso, o consumidor pode solicitar às lojas um desconto por estarem comprando em quantidade.

Outra opção é fazer presentes personalizados ou artesanais, que muitas vezes são mais significativos e econômicos.

Quem optar por comprar brinquedos deve verificar antes se o produto possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). De acordo com o superintendente do Procon Municipal de Palmas, Rafael Dias, o selo garante maior segurança, já que o órgão regulamenta e garante a qualidade do produto. "Além disso, é importante observar na embalagem se o brinquedo é adequado para a faixa etária ", ressalta. 

O superintendente lembra ainda ser fundamental pedir a nota fiscal, pois o comprovante é a garantia que o consumidor tem de reivindicar seus direitos. Ele acrescenta ainda que é essencial estar atento à política de troca da empresa. “Nas compras on-line, o prazo para devolução por arrependimento é de sete dias; nas lojas físicas, a troca só é garantida em caso de defeito, portanto é importante perguntar na loja qual é a política de troca neste estabelecimento antes de adquirir o produto", informa.  (Com informações da Secom Palmas)