Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Juliana Carneiro/Secom Palmas

Foto: Juliana Carneiro/Secom Palmas

Mais de 400 candidatos participaram da avaliação psicológica do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), no domingo, 15.  A 3ª etapa aconteceu no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), dividida em dois turnos, o primeiro com início às 8 horas, e o segundo com início às 14 horas.

Visando garantir que os selecionados atendam aos requisitos de características, descrições e dimensões relacionadas ao cargo, foram realizados testes divididos nos aspectos cognitivo e de personalidade e comportamento.

De acordo com informações da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), banca organizadora do certame, a divulgação do resultado preliminar está marcada para o mês de novembro. A avaliação médica, etapa seguinte, para dezembro de 2023.

Os resultados serão divulgados por relação nominal, mostrando os “Aptos” conforme a Resolução n.º 002/2016 do Conselho Federal de Psicologia e apenas o número de inscrição dos “Inaptos” no Diário Oficial do Município de Palmas (DOM) assim como no endereço eletrônico https://www.vunesp.com.br. 

Redução no número de candidatos

A etapa de avaliação psicológica foi realizada com o total de 11 ausências, reduzindo o número de candidatos na disputa para 400 que continuam na busca por uma das 100 vagas oferecidas, distribuídas em 50 imediatas e 50 para o cadastro de reserva para o cargo de guarda metropolitano na prefeitura de Palmas.

Entre os 411 candidatos convocados, 83% disputaram por ampla concorrência, representando uma parte significativa. Cerca de 14% foram de pessoas negras, negros e pardos, refletindo a importância das políticas de inclusão e diversidade. Os candidatos na categoria pessoa com deficiência, com cerca de 3% demonstraram sua aptidão para a carreira, destacando a relevância da acessibilidade no concurso. (Secom Palmas)