Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

 Na última semana de setembro, o Instituto Assaí, organização social do Assaí Atacadista, anunciou as instituições selecionadas para participarem do projeto Esporte e Cidadania. Ao todo, 50 organizações foram selecionadas para a primeira etapa do edital e receberão quatro meses de formação técnica. A iniciativa tem como objetivo possibilitar a formação e apoiar financeiramente às organizações para que elas sejam capazes de fortalecer e articular novas práticas e, assim, dar continuidade as suas atividades.

Das 50 organizações selecionadas, 17 são da região Norte, dos estados do Pará, Amazonas, Tocantins, Rondônia e Roraima. Já no Nordeste, foram 26 elegidas, dos estados da Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará e Sergipe. E, na região Metropolitana de SP, 7 instituições foram contempladas, distribuídas pelas cidades de Guarulhos, São Paulo e Embu das Artes.

No Tocantins, as organizações aprovadas foram a Associação Wosley Taekwondo e Instituto Nação Rap, da cidade de Palmas. As instituições já participaram da primeira aula do projeto, e seguirão acontecendo semanalmente. E agora, as entidades selecionadas devem elaborar uma proposta de Plano Pedagógico de Execução (PPE) e apresentar ao comitê do projeto comandado pelas organizações Líderes Esportivos e Phomenta, parceiras técnicas do projeto.

A execução do edital conta com duas formações principais: a Formação Pedagógica e a Formação em Gestão. Em todas as etapas, as organizações selecionadas recebem capacitações e serão avaliadas a partir da entrega de atividades previamente listadas no edital. A estrutura programática contempla uma trajetória de 28 meses de atuação, com assessoria técnica em todas as etapas. Já o aporte financeiro inicia a partir de uma primeira fase eliminatória, condicionada à apresentação de um Plano Pedagógico de Execução. Na sequência, as 15 organizações selecionadas para seguir no projeto permanecem recebendo capacitações profissionais e continuam sendo avaliadas para a continuidade dos investimentos – que irá chegar a R$ 90 mil no total.

Sobre o Instituto Assaí

O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, entre elas o fomento ao microempreendedorismo no setor de alimentos em regiões de vulnerabilidade social pelo Brasil. Assim, o Instituto nasce com o propósito de promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Uma das inciativas mais reconhecidas é o Prêmio Academia Assaí, atualmente na 6ª edição.