Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Acendimento da pira olímpica, apresentações culturais e da fanfarra da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, além de duas partidas de futsal feminino, marcaram o início do Jogos Escolares de Palmas (Jeps 2023), nesta segunda-feira, 20, na unidade educacional, localizada na Quadra Arse 132 (1.306 Sul). A solenidade de abertura contou com a presença do secretário municipal da Educação, Fábio Chaves e da secretária executiva Maria Antônia Almeida, além de superintendentes, diretores, coordenadores e demais servidores da Secretaria Municipal da Educação e toda a comunidade escolar.

Emocionado, o secretário Fábio Chaves disse que o esporte salva vidas e pediu aos participantes para aproveitarem as oportunidades que eventos como esse oferecem. “Esse é um momento não apenas de competição, mas de integração e amizade, fruto do ensino integral que em Palmas é referência. Então aproveitem cada momento desses dias de jogos, façam amizades e sintam tudo que o esporte oferece. É uma experiência que fica para a vida”, comentou o gestor.

De acordo com a coordenação dos jogos, quatro escolas sediarão as competições, que acontecem, a partir de hoje nos ginásios poliesportivos das unidades escolares, sendo que uma realizará uma modalidade esportiva específica. As partidas de futsal – masculino e feminino, serão realizadas na ETI Eurídice Ferreira de Mello; basquete – masculino e feminino, na ETI Padre Josimo; handebol – masculino e feminino, na ETI Margarida Lemos (CEMIL) e voleibol – masculino e feminino, na ETI Vinícius de Moraes.

A diretora da ETI Almirante Tamandaré, escola anfitriã da abertura dos jogos, Idelma Bastos, lembrou a importância dos esportes na vida dos alunos. “É uma oportunidade única para os nossos jovens e é através do esporte que a gente retira muitas crianças da rua. A nossa felicidade em sediar um evento de tamanha importância é muito grande, especialmente porque, como uma escola grande, eles podem participar de todas as modalidades e gostam muito de receber, são ótimos anfitriões”, declarou.

Na ocasião foram apresentadas 15 delegações, de diferentes modalidades esportivas, todas integrantes de escolas da rede municipal de ensino da Capital. 

A primeira partida iniciou logo após a cerimônia de abertura, com as equipes de futsal feminino das escolas Almirante Tamandaré e Darcy Ribeiro, o que consagrou a vitória à escola anfitriã, com um placar de 3x0. O segundo jogo da tarde foi também futsal feminino e confrontou as escolas Caroline Campelo e Luiz Gonzaga, sendo vencedora a primeira, com um resultado de 3x1. A competição segue até o próximo dia 29, data em que ocorre o último jogo da competição.  (Secom Palmas)