Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki/Ascom FCP

Foto: Júnior Suzuki/Ascom FCP

Nem mesmo a intempérie do tempo impediu Papai Noel de chegar em Palmas para a abertura do Natal Cidade Encantada, realizada pela prefeita Cinthia Ribeiro, nessa terça-feira, 28, no Parque das Artes – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, ocasião em que a cidade se encheu de luz e cor, com o acendimento das luzes de Natal e início da programação cultural que segue pelos próximos finais de semana. 

Em uma cerimônia que contou com a presença alegre e encantadora do mini casal de Papai e Mamãe Noel formado pelas crianças Lucy Maria Gomes Folha e Thomás Santos Almeida do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ciranda Cirandinha, Cinthia Ribeiro, acompanhada do Papai Noel, da Orquestra Jovem da Guarda Metropolitana, Trupe do Palhaço Batatinha e Circo Os Kaco percorreu a Vila do Natal Cidade Encantada e falou sobre a importância do evento para o turismo e economia da Capital.

“O Natal Cidade Encantada não é só luzes. É fomento à economia. Geração de emprego. Incentivo ao turismo. Este evento coloca nossa cidade entre os grandes circuitos de Natal do País”, a prefeita também aproveitou a oportunidade e agradeceu o empenho das equipes da Prefeitura de Palmas envolvidas na recuperação da decoração de Natal afetada pela forte chuva. “Somos fortes e corajosos. Nossa marca é fazer grandes entregas, com excelência e competência. Está aí mais uma prova do nosso compromisso e respeito com a população. Obrigada a todos os envolvidos”, ressaltou Cinthia Ribeiro.

(Foto: Júnior Suzuki/Ascom FCP)

Em 2023 a decoração traz os tons clássicos de vermelho, verde e dourado aliados à tecnologia das luzes de led e às referências regionais. Quem visitar a Vila se surpreenderá com elementos natalinos em tamanhos gigantes, como o Papai Noel de led de 23 metros; anjos suspensos no ar e compondo o pórtico de entrada, além de árvores musicais, renas e outras criaturas ‘mágicas’, tudo com muita luz e cor, que ajudam a criar uma sensação de encantamento deste período. Além disto, toda a cenografia se concentra na parte de cima do Parque das Artes, inclusive a Vila Gastronômica, que ganhou uma nova configuração, abrigando os comerciantes em casinhas graciosas que complementam o clima da vila natalina do local. 

“O espaço está muito lindo, esses anjos voando são maravilhosos. Fiz questão de trazer minha filha hoje, pois viemos o ano passado e ela estava ansiosa para ver o Papai Noel, e ainda tem as barraquinhas de comidas que estão mais próximas da decoração, facilitando para gente que precisa andar menos”, contou a contadora Ariane Pereira. 

Iluminação 

As principais avenidas da Capital também já começaram a receber o brilho da iluminação de Natal, com destaque para o aguardado túnel de 14 quilômetros na Teotônio Segurado, nos tons de vermelho e dourado no qual foram utilizados 296 postes, 592 peças de arabescos, mais de três mil estrobos, mais de 60 mil metros de mangueira de led, contando com aproveitamento de material dos anos anteriores e inclusão de novos elementos. Há ainda uma grande árvore de 30 metros na rotatória entre a LO-5 e a Teotônio Segurado, formada por mais de três mil estrobos de led. Também receberão decoração as Avenidas JK, LO-10, Palmas Brasil Norte, Palmas Brasil Sul, Ginásio Ayrton Senna, Avenida Tocantins, Taquari, Taquaruçu e Buritirana. 

Programação

A alegria também será garantida por uma vasta programação cultural, que acontecerá aos finais de semana até o dia 17 de dezembro e contará com apresentações da Orquestra e Coral da Guarda Metropolitana, Circo Os Kaco, Palhaço Batatinha, Small Band, Projeto Veredas e projetos culturais das escolas municipais que apresentarão espetáculos de música e dança, aos sábados e domingos, na Vila de Natal. Já as regiões da Palmas Brasil Norte, Taquari, Taquaralto, Taquaruçu e Buritirana receberão a programação itinerante da Carreta Encantada, que percorrerá a cidade levando o Papai Noel e diversas atrações que deverão fazer a alegria de adultos e crianças.

"Nós preparamos, além desse espaço lindo, uma  programação cultural que vai alegrar a todos, composta pelos artistas da Fundação Cultural de Palmas, crianças das escolas municipais, Orquestra e Coral da Guarda, que se apresentarão aqui na Vila aos finais de semana. E também programamos a Carreta Encantada para visitar as regiões norte e sul e os distritos de Taquaruçu e Buritirana, levando o Papai Noel e a turma do Batatinha. Nestes locais também haverá cantatas de Natal, para que todos possam ser contemplados", afirmou a presidente da FCP, Cleizenir dos Santos. 

 (Foto: Júnior Suzuki/Ascom FCP)