Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após recebimento de denúncias referentes à condição preocupante de uma torre de alta tensão no município de Colinas do Tocantins, sob responsabilidade da empresa Energisa, o Conselho Regional de Engenharia, Agronomia do Tocantins (Crea-TO) solicitou nesta semana , dia 27, à empresa e Prefeitura Municipal da cidade esclarecimentos e documentação referente à situação da torre.

Segundo relatos, a torre foi danificada por um acidente com um caminhão há aproximadamente um mês e está atualmente escorada por postes de concreto, apresentando riscos iminentes à segurança dos moradores locais. Um agente fiscal do Conselho esteve no local e confirmou a situação atual relatada em denúncia. A empresa e Prefeitura tem o prazo de até 10 (dez) dias para responder ao ofício enviado.

A gerente de fiscalização do Crea Tocantins, Engenheira Civil Viviane Riveros, explica o funcionamento do setor nesse processo. “Nosso trabalho de fiscalização abrange a coleta de informações sobre os responsáveis ​​técnicos pela inspeção de segurança, elaboração de laudos e serviços de manutenção da referida torre, incluindo as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) correspondentes”, disse.

O presidente do Crea-TO, Engenheiro Civil Daniel Iglesias, destaca também que “entender quais medidas foram tomadas e principalmente se tais medidas tem o acompanhamento do profissional adequado, devidamente registrado, é uma das missões do Conselho perante a sociedade civil e aos profissionais do Crea. Buscamos um trabalho próximo das empresas e órgãos públicos a fim de orientá-los, além de conscientizar todos da importância de se ter um profissional registrado em todos os processos que exigem essa figura”, reforça.