Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Nonato Silva

Foto: Nonato Silva

Um total de 5.176 candidatos participaram neste domingo, 3, do Vestibular da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para os cursos presenciais. Os candidatos concorrem a 680 vagas distribuídas em 17 cursos de graduação gratuitos ofertados pela universidade. 

A prova foi aplicada nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins – cidades em que a Unitins possui Câmpus –  além de Araguaína, local de aplicação exclusivo para candidatos ao curso de Medicina.

Os candidatos tiveram que responder a 50 questões objetivas de diversas áreas do conhecimento e escrever a Redação em que podiam escolher entre dois temas: “O silêncio na sociedade do ruído” ou “Desafios para o enfrentamento de eventos extremos decorrentes das mudanças climáticas”.

Nesta edição, a taxa de abstenção foi de 17,29%, menor que a taxa registrada no último vestibular geral para os cursos presenciais, realizado em dezembro de 2022.

A expectativa dos candidatos é alta. Gabriely Vitória Durval, de 17 anos, comentou que “cursar Direito é meu sonho desde criança, além de me inspirar na minha mãe, que também fez o curso. Escolhi a Unitins porque, na minha opinião, oferta o melhor curso aqui no Tocantins. Então me preparei, fiz outros vestibulares, mas pretendo passar e cursar aqui”, disse a candidata.

Em Paraíso, o candidato Gustavo Benicio Aires Junior, de 27 anos, tenta ingressar pela segunda vez no curso de Ciências Contábeis. “A expectativa para fazer a prova hoje é acima de oito. Tomara que dê certo! Acredito que desta vez vai ser diferente, pois quando eu iniciei não tinha ideia de como era o mercado de trabalho. Era uma visão muito reduzida da que eu tenho hoje. Com o passar dos anos, tive a ampliação da minha mentalidade e entendi o quanto a carreira no ramo contábil pode auxiliar em aspectos cotidianos com a saúde financeira”, conta.

O vestibular foi realizado no período matutino, com abertura dos portões às 7h nas 14 unidades de aplicação. A prova iniciou às 8h15 nos seis municípios. Todo o processo ocorreu sem intercorrências, com o apoio das Polícias Militar, Civil e Científica, que garantiram a segurança e lisura do certame desde a escolta dos malotes de prova, monitoramento durante a aplicação e coleta de digitais dos candidatos.

No Bico do Papagaio, os candidatos estão ansiosos pelo resultado do certame. “Estou muito nervosa e ansiosa. Estudei muito, me preparei e as expectativas são as melhores possíveis. Tive que criar e manter uma rotina de estudos e dividir o tempo com o trabalho. Soube do vestibular da Unitins pela minha prima. Ela me avisou que ia ter e me incentivou a me inscrever”, disse Maria Clara Nogueira, 18 anos, candidata do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis.

Gabriel Ping, 27 anos, mora em Imperatriz-MA, estuda há 2 anos para vestibulares e fez a prova da Unitins para o curso de Medicina pela primeira vez. “Achei a prova boa. Senti dificuldade em algumas questões mais específicas daqui da região e alguns outros assuntos que eu ainda não tinha chegado nos meus estudos. Mas, a prova estava muito bem elaborada. Agora vou descansar um pouco e esperar o resultado”, comentou.

Maria Alice, 20 anos, de Palestina-PA, elogiou a prova, a organização do processo seletivo e contou que pretende cursar Pedagogia no Câmpus Araguatins. “Escolhi Pedagogia porque é uma área em que você pode exercer a profissão de maneiras mais amplas, além da sala de aula. É um ótimo curso. E escolhi a Unitins porque é uma das melhores faculdades que eu conheço perto da minha cidade e Araguatins é uma cidade boa para mim, posso vir morar, trabalhar e estudar”, afirmou a candidata.

Na região sudeste, em Dianópolis, Patrícia Tavares, candidata ao curso de Administração, disse que a prova estava dentro do que ela esperava. “Achei o nível de dificuldade da prova razoável, não estava tão difícil. Já esperava por alguns temas e imaginava que a Redação pudesse trazer um tema relacionado às mudanças climáticas”, afirmou.

Em Palmas, os candidatos fizeram a prova em três locais de aplicação. Deivid Silva Assunção, de 20 anos, reside em Miracema-TO e disse que gostou muito da prova. “Achei a prova muito bem elaborada e bem ‘pé no chão’. Explorou muito bem questões relacionadas à regionalidade do Tocantins e trouxe temas atuais, do nosso dia-a-dia. Estou com muita esperança de ser aprovado e ansioso pela divulgação do resultado”, disse.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, comemora o sucesso do certame. “Mais uma vez o vestibular da Unitins foi um sucesso, não só no quantitativo de inscrições, convalidando como o maior vestibular da Unitins, mas também com a presença de mais de 82% de candidatos na aplicação das provas. A baixa abstenção mostra a credibilidade da universidade e a consolidação da Unitins como instituição de qualidade. É importante ressaltar que um certame dessa grandeza precisa do apoio de uma grande equipe, então agradecemos todos os colaboradores da Unitins, Comissão, fiscais e equipe de apoio, as forças de segurança [Polícias Militar, Civil e Científica] e, especialmente, ao Governo do Estado que valida e valoriza o ensino superior como política pública no Tocantins”, concluiu o reitor.

O gabarito preliminar do Vestibular estará disponível nesta segunda-feira, 04, no Portal da Unitins. O resultado final do certame deverá ser divulgado no dia 20 de dezembro.