Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Batista/DPE-TO

Foto: Rafael Batista/DPE-TO

A Defensoria Pública (DPE/TO) realizou nesta segunda-feira, 4, solenidadepara a entrega do Diploma e da Medalha de Honra ao Mérito da Defensoria Pública do Estado por Contribuição Honorífica ao desembargador aposentado Júlio Resplande de Araújo. “Reunir, neste momento, tantas autoridades e amigos importantes para a constituição do Tocantins e da nossa própria Defensoria Pública demonstra o carinho que todos têm pelo doutor Júlio Resplande e o quão fundamental ele foi e segue sendo para o Estado”, assim enfatizou a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal. 

A solenidade foi realizada no auditório Defensora Pública Sueli Moleiro, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, oportunidade em que também foi lançado o livro “Júlio Resplande de Araújo – uma biografia”, de Luiz de Aquino e Chris Resplande, filha do homenageado.

Um momento histórico que reuniu familiares e amigos de Julio Resplande, membros da Administração Superior da Instituição, defensoras e defensoras públicos, servidoras e servidores, autoridades estaduais e importantes nomes da história política do Estado, como os ex-governadores Moisés Avelino e Marcelo Miranda, e o primeiro vice-governador do Estado e também ex-deputado federal, Darci Coelho.

“Ao conceder esta Medalha, reconhecemos não apenas o profissional exemplar que é o doutor Júlio, mas, também, a coragem e visão que moldaram a Defensoria Pública do Tocantins e do Brasil. Figuras visionárias, como ele, investiram tempo, conhecimento, dedicação e influência para fazer esta Defensoria Pública crescer. Foi uma época em que a defesa dos mais vulneráveis não era uma missão tão clara e difundida, como é hoje, mas com a sua perspicácia e o seu compromisso inabalável, enfrentou estes desafios e sua atuação ajudou a consolidar a Defensoria Pública do Tocantins como uma instituição de relevância incontestável”, enalteceu a defensora pública-Geral.

Unanimidade

A escolha de Júlio Resplande para receber a honraria partiu de proposta da defensora pública aposentada Iracema Franco Ribeiro Pinto, sendo a indicação aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP). Em representação à Iracema Ribeiro, que não pôde participar da cerimônia, a defensora pública também aposentada Maria de Lourdes Vilela falou da representatividade do “doutor Júlio”, como é conhecido.

"O doutor Júlio foi muito importante na institucionalização da Defensoria Pública no Tocantins. À época, ele foi uma das principais autoridades no apoio à causa defensorial, tanto como político quanto como jurista, advogado, como homem público, de forma geral, porque ele sabia da importância da Instituição para as pessoas carentes do Estado. Então, hoje, para todos nós, defensoras e defensores tocantinenses, é um dia de muita alegria poder retribuir tudo o que ele fez pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins, o homenageando com a entrega desta honraria de mérito defensorial", celebrou a defensora Lourdinha.

Defensor da Defensoria

O homenageado da DPE-TO atuou como juiz de Direito e Juiz Eleitoral; foi corregedor-geral eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Goiás; e, também, secretário de estado da Cidadania e Justiça e da Segurança Pública no Tocantins, estado pelo qual foi eleito deputado estadual, integrando, ainda, a Academia Tocantinense de Letras (ATL).

Sempre sensível às causas dos hipossuficientes, as mesmas da DPE-TO, Júlio Resplande foi um defensor da Defensoria, atuando em prol dela, inclusive a partir de ações destinadas à estruturação e autonomia administrativa da Instituição, como a recriação das coordenadorias de Direitos Humanos e de Sistema Penitenciário e das superintendências da Defensoria Pública e de Direitos do Consumidor, por exemplo.

Em seu momento de fala, Júlio Resplande ressaltou que a homenagem foi muito gratificante e construtiva não só para o próprio ego, mas para a vida dele como um todo. "É um prazer muito grande estar aqui, nesta solenidade tão organizada; e honra-me, sobremaneira, a missão que tive de ajudar a constituir a grandeza da Defensoria Pública (...) nós trabalhamos juntos e por muito tempo [para este fim], e se hoje eu estou já maturando, eles [os profissionais da DPE-TO] seguem ainda fortes, em condição de desenvolver mais trabalho social em prol de quem mais precisa. Sigamos juntos na construção de uma sociedade digna e democrática que guarde os valores que estamos a construir, uma paz que nos permita ter vida longa e de qualidade", vislumbrou o Homenageado.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o 1º subdefensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o 2º subdefensor público-geral do Estado, Danilo Frasseto Michelini; a corregedora-geral da DPE-TO, defensora pública Arassônia Maria Figueiras; a presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), defensora pública Karla Letícia de Araujo Nogueira; além de outras(os) membras(os) e servidoras(es) da Defensoria Pública.

Também estiveram presentes familiares do homenageado, a esposa Marlene Resplande e a filha Chris Resplande; ex-governadores do Estado; secretários e ex-secretários do Executivo Estadual; e autoridades civis e militares do Tocantins. (DPE/TO)