Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em mais uma etapa de sua realização, o projeto “Deuses de Casaca” apresenta ao público tocantinense a gravação em formato de podcast e também em vídeo nas plataformas de streaming. A veiculação em áudio está disponível no Spotify e de vídeo no Youtube. A realização é da Quiron Produções com patrocínio do edital Promic, da Fundação Cultural de Palmas.

Foi em 2023 que um dos mais importantes escritores brasileiros, Machado de Assis, completou 115 anos de morte e, para homenageá-lo, a Quiron realizou duas sessões presenciais e uma online da leitura dramática da peça teatral “Deuses de Casaca”.

O projeto surge para trazer à tona uma parte da produção de Machado de Assis que normalmente as pessoas não conhecem, para além de seus famosos romances como “Quincas Borba”, “Dom Casmurro” e “Memória Póstumas de Brás Cubas” existem também diversas peças teatrais, entre elas, a escolhida para este projeto: “Deuses de Casaca”.

“Deuses de Casaca” traz a história dos Deuses no Olimpo que tentam encontrar uma solução para um problema: os homens não acreditam mais neles. A peça é uma comédia divertida e dinâmica, que aborda temas atuais, mesmo tendo sido representada pela primeira vez em 1865 e publicada no ano seguinte.

“Deuses de Casaca”, é uma realização da Quiron Produções e foi contemplado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, promovido através da Fundação Cultural de Palmas – Prefeitura Municipal de Palmas e conta com o apoio do Curso de Licenciatura e Teatro da UFT.