Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Nesta semana, as três maiores cidades do Tocantins recebem a primeira aula do Projeto Reiventar. A iniciativa da BRK, concessionaria que presta serviços de água esgoto no Tocantins, tem como objetivo promover a capacitação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, identificadas com o apoio das secretarias municipais. Entre essas 60 mulheres, estão mulheres indígenas venezuelanas.

A primeira aula inaugural ocorre em Palmas, nesta segunda-feira, 5, no Senac Tocantins, e terá a participação de 20 mulheres entre elas, seis refugiadas. Na terça-feira, 6, o projeto se inicia em Gurupi, com a participação de outras 20 mulheres. Em Araguaína, o projeto terá início nesta quinta-feira, 8, com mais 20 mulheres, sendo 12 refugiadas.  

Cada participante recebe uma ajuda humanitária mensal de R$ 600,00 atrelada à frequência e ao desempenho, além de um tablet e internet para permitir o acesso às aulas durante o curso.

De acordo com a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK, Geórgia Milhomem,  a proposta é oferecer formação profissionalizante para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou refúgio, para trabalhar como encanadoras ou instaladoras hidráulicas no setor de saneamento. "O objetivo é formar profissionais capazes de multiplicar conhecimentos técnicos e socioambientais em favor da universalização do saneamento, estimulando a empregabilidade, dando protagonismo às mulheres e buscando reduzir barreiras e obstáculos de desenvolvimento social", explica. 

A formação das participantes combina dois processos simultâneos e articulados: formação básica e específica - soft skills e hard skills para desenvolvimento de competência e domínio dos ofícios. Tem como foco principal aumentar a empregabilidade das participantes, proporcionando oportunidades de inserção econômica, social e produtiva. O projeto conta com o patrocínio da BRK e está sendo realizado pela empresa Fox Time, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Para a coordenadora de operações da BRK, Márcia Araújo, saneamento além do básico também conta com ações que valorizem a comunidade, sobretudo na formação profissional e no desenvolvimento de emprego e renda. “O projeto busca inserir mais mulheres no saneamento e no mercado de trabalho. O investimento social é parte fundamental para a transformação de vidas, como no caso do Projeto Reinventar. Este é um grupo diverso com mulheres indígenas venezuelanas e em situação de vulnerabilidade social, que só somam na nossa atuação e na diversidade da nossa empresa”, destacou Márcia.