Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação BRK/TO

Foto: Divulgação BRK/TO

Com o objetivo de contribuir para o fim da pobreza menstrual, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a BRK no Tocantins realiza o projeto Mulheres Mais Renda, que envolveu 135 costureiras no aprendizado e produção de mais de 20 mil absorventes que serão entregues a mulheres em situação de vulnerabilidade social, nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Miracema e Porto Nacional.

No estado a empresa atua em 46 municípios levando saneamento e projetos de incentivo à qualificação e emprego. Só em 2024, duas ações estão gerando destaque na vida de algumas mulheres que buscam através do desenvolvimento profissional a inserção no mercado de trabalho e a melhoria de vida: o Projeto Mulheres Mais Renda que capacitou 135 costureiras e o Projeto Reinventar que está em andamento com a profissionalização de 60 mulheres, incluindo mulheres refugiadas.  

“Todas as pessoas que menstruam têm direito à dignidade menstrual, o que significa ter acesso a produtos e condições de higiene adequados”, destacou a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK, Geórgia Milhomem.

De acordo com um levantamento da realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com pessoas que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

Saneamento impulsiona desenvolvimento profissional das mulheres

O projeto o Mulheres Mais Renda envolveu 135 mulheres nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Miracema e Porto Nacional. A ação trouxe qualificação profissional e geração de renda para mulheres que residem em comunidades em situações de vulnerabilidade.

“A ausência de condições sanitárias mínimas impacta diretamente a vida das mulheres, principalmente para que possam gerenciar sua menstruação. Essa ausência pode gerar um distanciamento para que Tocantins e o Brasil alcancem os ODS”, observou a diretora de operações da BRK, Sandra Leal.

Kárita Freire, que vive em Palmas, trabalha em diversas áreas como pedreira, ajudante de açougue e costureira. Ela participou do projeto que teve início em agosto de 2023. Karita recebeu curso de aperfeiçoamento para a produção de absorventes reutilizáveis. 

Segundo ela, o projeto veio em boa hora. “Estava sem trabalhar devido alguns problemas de saúde, a BRK me oportunizou um curso profissionalizante, uma bolsa no valor de R$ 600,00 e ainda pude aprender algo novo, agora meu objetivo é empreender no ramo de costura. Para mim foi um apoio tanto financeiro quanto emocional, pois achei o projeto importante, inclusive para outras mulheres que vão receber os absorventes”, disse.

Entrega

A ação ocorre em parceria com secretarias de assistência social no âmbito estadual e municipal. Confira a agenda de entregas:

Porto Nacional:

Data: 05/03/2024

Horário: 15:00h

Local: Quadra de Esportes do Setor Pe. Luso/ CRAS Esperança.

Data: 06/03/2024

Horário: 8:00h

Local: Quadra de Esportes/ CRAS União.

Data: 06/03/2024

Horário: 15:00h

Local: Galpão do NAS/ Distrito Escola Brasil

Palmas

Data: 08/03/2024

Horário: 08:30h

Local: Palacio Araguaia.

Palestra com o tema: O uso da inteligência emocional na vida da mulher moderna.

Miracema

Data: 08/03/2024

Horário: 16:00h

Local: Feira do Alto.

Gurupi

Data: 05/03/2024

Horário: 14h

Local:  Auditório do IPASGU.

Araguaína

Data: 08/03/24

Horário: 08h

Local: CRAS I (Centro de Referência de Assistência Social)  Rua: Lontra, Setor Céu Azul.