Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Nonato Silva/Dicom Unitins Segunda Corrida Unitins realizada em 2023 Segunda Corrida Unitins realizada em 2023

Estão abertas desde essa terça-feira, 6, as inscrições para a 3ª Corrida Unitins. Nesta edição, é esperado número recorde de atletas inscritos: 1.200. Aumento de 60% em relação à primeira edição da prova, em 2022, quando foram 750 inscritos. O lançamento oficial da corrida que marca a abertura do calendário de corridas de rua de Palmas aconteceu na tarde da última segunda-feira, 5, na sede administrativa da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

A prova acontecerá no dia 24 de março e contará com os percursos de 3km, 5km e 10 km. A largada será na Avenida NS-15, ás 6h30, em frente ao Câmpus Palmas. Os interessados em participar poderão se inscrever no site Central da Corrida.

Participaram da solenidade de lançamento o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende; o secretário Estadual dos Esportes e Juventude do Estado, Elenil da Penha; o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Palmas (Fundesportes), Raimundo Junior; o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu), Agostinho Júnior, além da equipe diretiva da Instituição, parceiros e representantes de assessorias esportivas.

A 3ª Corrida Unitins é organizada pela Diretoria de Assuntos Estudantis e Esporte, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Unitins, em parceria com a LCM Gestão e Treinamento Esportivo.

O treinador Alisson Furtado elogiou a organização da prova por convidar as assessorias esportivas a participarem do lançamento, bem como por ser um momento de tirar dúvidas e da possibilidade de propor melhorias no percurso, visando maior incentivo aos atletas.

Para o educador físico da Universidade, Avelino Neto, as expectativas são as melhores em torno da edição da corrida deste ano, que vem crescendo a cada edição e mantendo o padrão de excelência exigido pelo Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua, além de obedecer às regras oficiais vigentes na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) para as provas de corrida de rua, com as adaptações necessárias, por se tratar de um evento de caráter lúdico-esportivo.

Representante da LCM, o professor César Leão comentou da responsabilidade em torno da organização da prova, que está se tornando referência em corrida de rua no Tocantins.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, falou do incentivo ao esporte por parte da Universidade, através da promoção da corrida de rua, dos Jogos Internos (Jiuni) e na oferta de bolsas aos acadêmicos atletas, através do Bolsa Atleta. Augusto Rezende agradeceu as parcerias com o Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes e Juventude, e com a Fundesportes e Sesmu, além de frisar a importância da participação das assessorias esportivas na 3ª Corrida da Unitins.

A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, e o pró-reitor de Administração e Finanças, Ricardo de Oliveira Carvalho, também participaram do lançamento da prova.

Premiação

Haverá premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados da corrida principal, ou seja, na modalidade de 10km geral, sendo R$ 4.000,00 divididos entre masculino e feminino. Nas demais categorias, os primeiros colocados receberão troféus e medalhas.

Confira valores dos lotes:

1º lote: 6 a 20/2 - 60,00

2º lote: 21/2 a 6/3 - 80,00

3º lote: 7 a 20/3  - 100,00

- Comunidade acadêmica da Unitins tem desconto de 50% em qualquer período de inscrição. (Dicom Unitins)