Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 8, em evento realizado no Palácio Araguaia. Na ocasião, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu o seu novo documento das mãos do secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira; e da diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon. 

“Estou muito feliz com os resultados que temos alcançado na segurança pública, com a redução significativa no número de homicídios, com a marca de 117 Núcleos de Identificação inaugurados pelo Tocantins e, agora com a nova carteira de identidade, levando mais cidadania e segurança para todos os tocantinenses”, destacou o governador Wanderlei Barbosa. 

No Tocantins, a CIN começou a ser emitida no dia 12 de janeiro e já superou a marca de 14 mil solicitações para emissão. O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, comemorou a adesão da população ao novo documento. “Os atendimentos estão sendo um sucesso e estamos muito contentes com os resultados, pois sabemos que o documento de identificação é a ponte para que a população tenha acesso a vários benefícios e serviços do poder público. Garantir esse acesso é um orgulho para nós da segurança pública”, afirmou. 

A mudança para o novo modelo de documento, que usará apenas o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador, não é obrigatória nesse primeiro momento e a população pode solicitar com calma, como explicou a  diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon. “As carteiras de identidade antigas terão um prazo de dez anos para serem trocadas e estamos com todo o planejamento sendo executado para que essa troca ocorra de forma ágil, de acordo com a capacidade operacional de cada núcleo”, salientou. 

A primeira via da CIN é emitida gratuitamente. Para o público em geral, o documento pode ser solicitado nos Institutos de Identificação de todo o Tocantins, sendo que, em Palmas, é necessário fazer o agendamento por meio do site da SSP/TO. O agendamento é semanal e ocorre toda sexta-feira, a partir das 14 horas. 

Identificação Itinerante

No lançamento da Carteira de Identidade Nacional, foi realizada uma banca de identificação itinerante no Palácio Araguaia, para atender aos servidores públicos, uma vez que eles trabalham no horário de funcionamento do Instituto de Identificação.

O servidor Éder da Silva aproveitou a oportunidade para solicitar o novo documento. “Ter essa banca aqui facilitou demais, agradeço e parabenizo a iniciativa da secretaria em ter pensado na gente, nesse sentido. Eu já estava com a minha segunda via do RG, mas ele estava muito antigo e resolvi trocar”, comentou. 

Outros órgãos públicos também devem receber as bancas itinerantes. (Secom/TO)