Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o vice-governador Laurez Moreira receberam o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, na manhã desta quinta-feira, 22, no gabinete do Palácio Araguaia. A visita institucional faz parte do projeto Sebrae Pelo Brasil, que chegou ao Tocantins na quarta-feira, 21. Esta é a 15ª unidade federativa a receber a iniciativa, que tem como objetivos explorar as potencialidades locais e discutir estratégias para fomentar o empreendedorismo, gerar empregos e renda, além de diminuir as desigualdades sociais.

Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa apresentou as riquezas turísticas e culturais do Tocantins ao presidente do Sebrae Nacional, aos diretores do Sebrae/TO e de parte do secretariado estadual, também presentes à reunião. “Agradecemos a visita do presidente Décio Lima ao Tocantins. Nós trabalhamos buscando parcerias e o Sebrae é um dos parceiros que nos ajudam a realizar feiras, treinamento dos nossos profissionais, capacitação da nossa mão de obra e, ainda, servindo como exemplo para a nossa gestão, que tem agido da mesma forma: somos parceiros dos municípios, das federações e estabelecemos parcerias com todo o sistema S, em todas as vertentes”, celebrou o governador.

Já o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, salientou os números positivos alcançados pela economia tocantinense no último ano, ressaltando que o PIB do Estado cresceu 11,4%. “São claramente visíveis o protagonismo e o espírito empreendedor desse território brasileiro. O Tocantins deu ao Brasil o resultado de 2023 com o maior crescimento do PIB, aliás quatro vezes maior que o crescimento alcançado pelo Brasil, ou seja, nós temos aqui uma possibilidade extraordinária, daquilo que nós representamos como parceiros, de produzir um resultado ainda maior e, por isso, a presença do Sebrae Nacional aqui com vocês”, afirmou Décio Lima, ao expor sua felicidade em estar no Estado mais jovem do País, pela primeira vez como presidente do Sebrae Nacional.

O governador também projetou possíveis parcerias futuras com o Sebrae, em busca do fortalecimento econômico do Tocantins. “Nós queremos desenvolver a pequena indústria. Os pequenos empresários têm confiança em nosso governo e nós temos trabalhado para o crescimento desse setor da economia. Buscamos melhorar os nossos indicadores e, por isso, receber a sua visita, percebendo seu entusiasmo com o Tocantins, tem grande importância”, declarou o governador ao presidente do Sebrae Nacional.

Antes da reunião com o governador Wanderlei Barbosa, a comitiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou uma visita ao Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE). Posteriormente, o projeto Sebrae Pelo Brasil seguirá para o distrito de Taquaruçu, onde participará de uma Vitrine Gastronômica, buscando promover não apenas receitas tradicionais, mas também sustentáveis e vivências locais de turismo.

Participantes 

Na reunião, estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o vice-governador Laurez Moreira, o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o secretário-executivo da Educação, Edinho Fernandes; e o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha; além do diretor-superintendente do Sebrae-TO, Rérison Antônio Castro Leite, acompanhado por membros da diretoria da entidade. (Secom/TO)

(Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO)