Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Rondinelli Ribeiro

Foto: Rondinelli Ribeiro

O Governo Federal está em fase de conclusão do Desenrola Brasil com foco nos pequenos negócios. O lançamento da nova política de crédito para empreendedores deve acontecer nos próximos dias, adiantou o presidente do Sebrae, Décio Lima, nesta quinta-feira (22), durante agenda do Sebrae Pelo Brasil em Tocantins. O dirigente deve se encontrar na semana que vem com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, para acertar os últimos detalhes. 

Décio Lima enfatizou a necessidade de criar uma política de crédito que atenda às necessidades dos microempreendedores individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas (MPE), hoje responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de oito em cada dez postos de trabalho. "Nós temos 6,5 milhões de pessoas, de empreendedores, que de certa forma conseguiram pegar crédito, mas que não era aquele destinado para a sua micro e pequena empresa. Ou seja, agora elas não conseguem acessar recursos como empresa e já estão com o ‘nome sujo’ e inadimplentes. Vamos recuperar a confiança desses empresários e oferecer as condições necessárias para que cresçam”, frisou.

Agenda em Tocantins

Em mais um dia de agenda do Sebrae Pelo Brasil em Tocantins, Décio Lima participou de reunião com os membros do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae Estadual (CDE). O presidente nacional da instituição destacou o bom momento do estado que, apesar de jovem, com apenas 35 anos de existência, tem registrado um desenvolvimento constante e com grande participação dos pequenos negócios, que geram 7 em cada 10 empregos locais. 

"Eu vim aqui para a gente encorajar ainda mais vocês, que já estão construindo esta grandeza e riqueza do povo brasileiro, que é o estado de Tocantins, de tudo que ele representa, inclusive os aspectos de sua economia resiliente, porque aqui sabemos que temos muita coisa a fazer, diferentemente de outros territórios brasileiros, principalmente diante dos lugares que já foram tomados pelos processos de industrialização, como São Paulo”, argumentou Lima.

A fala do presidente do CDE TO, Paulo Carneiro, também reforçou a importância das MPE para o avanço da economia local e do país. “As ações do Sebrae com as comunidades empreendedoras do Tocantins são fundamentais para o desenvolvimento do estado, levando em consideração que a instituição promove capacitações, consultorias e palestras que abordam gestão do negócio, além de ter o papel de resgatar o protagonismo empreendedor dos cidadãos, considerando a importância de suas histórias e identidades.”

Conheça os principais projetos desenvolvidos pelo Sebrae/TO:

- Projeto Tocantins + Turismo: convênio com o Governo do Tocantins, que promove a competitividade sustentável de pelo menos 13 municípios. O valor do convênio é de R$ 3 milhões, sendo 50% do Sebrae e 50% do Governo do Estado, com previsão de atendimento a 600 pequenos negócios e potenciais empreendedores.

- Inclusão Produtiva - Força Mulher: firmado com municípios do Tocantins em 2023, já chegou a 103 municípios nos últimos 3 anos. Busca promover a inclusão produtiva de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, fomentando o empreendedorismo para o trabalho e renda. O projeto realizou mais de 3 mil atendimentos.

- Projeto Juntos pelo Agro: Acordo de Cooperação entre Sebrae Nacional e CNA em apoio ao agronegócio. O Estado do Tocantins entrou como piloto na 1ª Fase com a cadeia do Leite, abrangendo 39 municípios tocantinenses, em um total de 76 produtores. Já a 2ª fase da cadeia do leite abrange 17 municípios tocantinenses, contabilizando 54 produtores.

 Agenda com o governador

O presidente do Sebrae Nacional se encontrou também com o governador Wanderlei Barbosa. Em seu discurso, Décio Lima falou sobre o protagonismo e espírito empreendedor local. "Esse estado deu ao Brasil, no ano passado, o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), aliás, quatro vezes maior que o percentual de crescimento do PIB do país no ano passado. Temos aqui uma possibilidade extraordinária naquilo que nós representamos como parceiros de produzir um resultado ainda maior.”

Já o governador comemorou a parceria com a instituição e as demais do Sistema S. "O Sebrae é um dos nossos parceiros que nos ajuda a realizar as feiras, o treinamento dos nosso profissionais e a capacitação da nossa mão de obra”, disse. E completou: “Nós queremos crescer a nossa média e pequena indústria, para que os pequenos empresários tenham ressonância no nosso governo. Temos trabalhado para crescer nossa economia e nossos indicadores”. (Sebrae/TO)