Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação SSP/TO

Foto: Divulgação SSP/TO

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), é parceiro da Defensoria Pública da União (DPU) na Ação Itinerante em Territórios Quilombolas do Sudeste do Tocantins, que ocorre entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. A ação tem o objetivo de atender a população quilombola da região de Almas, com ênfase nas comunidades de Baião, Poço D'Antas, Laginha, São Joaquim e Lajeado.

Por meio da ação, os moradores das comunidades podem regularizar e emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), serviço ofertado pelas equipes do Instituto de Identificação, além de outros atendimentos.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destacou que a ação facilita o acesso da população aos serviços essenciais do Estado, como a própria CIN. “Ficamos felizes em participar dessa ação, em conjunto com outros órgãos públicos, porque promovem a cidadania”, pontuou. 

A ação também conta com a parceria da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), Receita Federal, Vigilância Sanitária, Prefeitura de Almas, Prefeitura de Dianópolis, Energisa, Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Secretaria de Assistência Social de Dianópolis, Secretaria de Assistência Social de Porto Alegre do Tocantins e Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Programação

26/02: Comunidade Quilombola Lajeado - Dianópolis

Local: Sede da associação quilombola Lajeado

27/02: Comunidade Quilombola Laginha - Porto Alegre do Tocantins

Local: Sede da Associação quilombola Laginha

28/02: Comunidade Quilombola São Joaquim - Porto Alegre do Tocantins

Local: Antiga Escola municipal São Joaquim

29/02: Comunidade Quilombola Baião - Almas

Local: Sede da Associação quilombola Baião

01/03: Comunidade Quilombola Poço D'Antas - Almas

Local: Rua 04 Setor Oeste cidade de Almas.