Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Miranorte tem se transformado na capital do audiovisual, ao longo desta semana. O município recebe o I Festival de Cinema Estudantil (Miracine), realizado via edital da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude, da Prefeitura Municipal de Miranorte. Todas as atividades são gratuitas.

A programação teve início nessa quarta-feira, 13, com oficina de produção audiovisual com o cineasta Caio Brettas, e ainda exibição dos filmes “O Rio e a Cobra Grande”, de Éverton dos Andes, no Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante. Na Oficina, Caio Brettas incentivou os alunos da rede pública de ensino a compreender sobre a produção audiovisual, a valorização do produto audiovisual, a partir de pontos relacionados à cultura, arte, cinema e outros. Além do compartilhamento de experiências, Caio Brettas irá acompanhar os alunos na gravação de um curta-metragem.

Segundo Caio Brettas, a oficina é importante para incentivar a produção audiovisual entre os jovens. “O Miracine também irá premiar as melhores produções em diversas categorias, reconhecendo o talento e a dedicação dos estudantes participantes. Essa é uma oportunidade única para os jovens cineastas mostrarem seu potencial e serem reconhecidos pelo seu trabalho”, declarou o cineasta.

Mostra Estudantil

Além das atividades de capacitação e apresentação cultural, o Miracine conta com premiações para obras audiovisuais produzidas por estudantes, sendo Melhor Roteiro, Melhor Produção, Júri Popular e Jovem Cineasta. As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.

Serão aceitos curtas-metragens com duração mínima de cinco minutos e máxima de 20, realizados a partir de 2023 O regulamento, bem como o formulário de inscrição podem ser conferidos na página oficial do Festival Miracine no Instagram.

Criatividade

De acordo com a idealizadora do projeto, a cineasta Rhayla Abreu, a iniciativa visa promover a criatividade e o talento dos jovens cineastas estudantis e movimentar a produção audiovisual no município de Miranorte e região. “O Miracine é um espaço para os estudantes explorarem sua criatividade, aprenderem novas habilidades e compartilharem suas produções audiovisuais com a comunidade. Além disso, o festival oferecerá capacitação com profissionais renomados do setor cinematográfico, proporcionando uma experiência enriquecedora e educativa para os participantes”, relatou.