Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

A BRK defende que o reaproveitamento da água é necessidade para garantir a sustentabilidade do planeta.

A BRK defende que o reaproveitamento da água é necessidade para garantir a sustentabilidade do planeta. Foto: Freepik

Foto: Freepik A BRK defende que o reaproveitamento da água é necessidade para garantir a sustentabilidade do planeta. A BRK defende que o reaproveitamento da água é necessidade para garantir a sustentabilidade do planeta.

A BRK, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento do esgoto no Tocantins e Pará, reforça a importância do reaproveitamento de água como medida essencial para a preservação do meio ambiente e a garantia da disponibilidade do recurso hídrico para as futuras gerações. Segundo um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), cada indivíduo necessita de aproximadamente 3,3 mil litros de água mensalmente.

Diante desse cenário, o reaproveitamento de água se configura como uma solução viável e necessária. O gerente de Operações da BRK, Lucas Damaceno, destaca a importância da prática. "O reaproveitamento da água não é apenas uma opção, mas uma necessidade para garantir a sustentabilidade do planeta. Através de práticas simples e mudanças de hábitos, podemos contribuir para a preservação do meio ambiente e garantir segurança hídrica”, enfatiza.

Confira as dicas da BRK

  1. Implementação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva: A água da chuva pode ser armazenada e utilizada para atividades domésticas, regar plantas e lavar carros.
  2. Reaproveitamento da água da máquina de lavar: A água residual da máquina de lavar pode ser utilizada para limpar áreas internas e externas da casa, dar descarga e lavar banheiros.
  3. Instalação de um reservatório: Este sistema permite o reaproveitamento não só da água da chuva, mas também da água do chuveiro e da máquina de lavar roupas.
  4. Aproveitamento do gelo do congelador: As placas de gelo podem ser reaproveitadas para regar plantas.

Benefícios do reaproveitamento

O reaproveitamento de água é uma prática que traz benefícios não apenas para o indivíduo, mas também para a comunidade e o meio ambiente como um todo. Além de gerar economia ao diminui o consumo de água e energia, ainda reduz o impacto ambiental e incentiva práticas sustentáveis.

Cuidados com o armazenamento da água

A qualidade da água de reuso está diretamente relacionada ao seu armazenamento. Portanto, é fundamental manter o reservatório tampado e todas as aberturas fechadas para evitar a proliferação de mosquitos ou a contaminação da água pela entrada de ratos ou insetos.

Além disso, a falta de higiene dos reservatórios de água pode resultar em diversos problemas, como a transmissão de bactérias prejudiciais à saúde humana.