Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

ao Senado em 2010 a base aliada do governador Marcelo Miranda tem nomes de grande potencial, mas será preciso levar em conta a correlação de forças na época.

Com relação ao relacionamento com o governo Lula, Avelino mudou a direção das críticas que fez recentemente em reunião da executiva nacional do partido em Brasília. Naquela oportunidade disse que não existe um projeto, um programa para o país crescer e se desenvolver em condições melhores, onde em vez de esmolas, o governo possa oferecer emprego e dignidade.

O parlamentar disse não se tratar de mudança de posição. O que ouve segundo Avelino foi uma sugestão ao presidente Michel Temer "para que o PMDB busque uma participação mais intensa, para ser também responsável pelas idéias do governo. Nada de rompimento com o governo Lula nem de se opor à sua política. O que queremos é ocupar o espaço que nos é devido, como participantes de um governo de coalizão."

Sobre a questão da coordenação da bancada tocantinense no Congresso que é hoje feita pelo Senador João Ribeiro, (PR), que assumiu a liderança das oposições no estado, Avelino disse que: "sem dúvida alguma, queremos um coordenador que seja da base do governador Marcelo Miranda. Só que não deve ser do DEM, não porque o DEM não tenha líderes muito capacitados, mas porque, em nível federal, ele faz oposição ferrenha ao governo Lula". Em sua opinião a responsabilidade pela coordenação da bancada deve recair sobre um dos quatro nomes; o seu, o deputado Osvaldo Reis (PMDB), o senador Leomar Quintanilha (PMDB), ou o deputado Laurez do (PSB).

Sobre a pretensão de voltar a governar o estado o deputado falou que daqui até a disputa muita água vai passar debaixo da ponte. Segundo ele, com as eleições municipais o quadro muda. Ele ainda pondera que já tem candidato se posicionando abertamente para o pleito desde a campanha passada, como é o caso da senadora Kátia Abreu que não esconde sua ambição.

Avelino ainda lembrou que além do seu nome o PMDB tem outras lideranças que podem pleitear o cargo como é o caso do deputado federal e presidente do partido, Osvaldo Reis. Reis, aliás, embora não comente nada, chegou a ser mencionado recentemente também por um grupo de prefeitos.

No que concerne às eleições municipais de 2008, Avelino diz que o PMDB "tem que buscar lançar candidato no maior número possível de municípios", no entanto informa que esta é sua opinião, não a posição do partido. Com relação a Palmas, onde o vice-prefeito Derval de Paiva (PMDB) compõe com a administração petista Avelino diz "acho que a situação na capital não está difícil. Basta ir sanando as eventuais animosidades." Ele diz que o candidato da base deverá ser aquele que estiver melhor na época da escolha. "Nosso partido, com o deputado Eli Borges, tem o direito de buscar o seu espaço; o DEM também tem o direito de garantir seu espaço com a deputada Nilmar Ruiz; o PDT, com a vereadora Edna, além de outros nomes que possam surgir"

Da redação com informações Jornal Opção