Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

A Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo assinaram parceria, na terça-feira (02/10), para implementação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav).

O RFID (Radio Frequency Identification) começa a ser implantados em carros de todo o País em maio de 2008. São Paulo é a primeira cidade a receber o sistema, e a expectativa é que todos os veículos com licenciamento em dia estejam identificados até maio de 2009.

O Siniav tem por objetivo otimizar a gestão do tráfego e a fiscalização de veículos, e promete ainda aumentar a segurança da população. A implantação do RFID não implica em custo para os proprietários de automóveis.

O chip será instalado no pára-brisa, e 2.500 antenas espalhadas pela cidade de São Paulo irão identificar o código do veículo. As informações contidas na etiqueta são o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), placa e números do chassi.

Os carros que possuem impostos atrasados ou problemas com IPVA, multas e licenciamento também serão identificados - assim como carros roubados. Nestes casos, serão realizadas operações policiais seletivas.

IDG Now