Ciência & Tecnologia

uizado Digital atinge 78% de acordos nas reclamações de setembro

O Juizado Especial Digital de São Paulo, capital recebeu em setembro passado 396 reclamações, das quais 310 obtiveram acordos, o que corresponde a 78% do total. Os atendimentos referem-se às empresas Eletropaulo, Embratel, Sabesp, Telefônica e Unibanco, que mantêm parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Além das reclamações, deram entrada no setor mais 110 processos e feitos 179 atendimentos fora de competência do Juizado Digital. No total foram realizadas 480 audiências.

Inaugurado em 8 dezembro do ano passado, o local é um posto de atendimento rápido para reclamações sobre Direito do Consumidor e a primeira unidade judicial de São Paulo a funcionar sem papel.

O cidadão apresenta sua reclamação, que é registrada e digitalizada. A empresa é avisada por e-mail e o sistema informatizado agenda uma audiência de conciliação no prazo de até 15 dias. Nessa ocasião o problema já pode ser resolvido com acordo entre as partes, caso contrário, a reclamação se transforma em processo.

O Juizado Digital funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, na estação do metrô São Bento, na capital. O Juizado Especial Digital é o Sistema de Atendimento Diferenciado do TJSP, o Expressinho, informatizado.

Última Instância

Por: Redação

Tags: capital, Justiça, Mundo Digital