Palmas

A prefeitura de Palmas realiza neste sábado, 09, a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, na Escola de Tempo Integral da Região Norte, Padre Josimo Tavares. Os interessados podem efetivar o seu credenciamento até está quinta-feira, 08, pessoalmente na sede da secretaria de Juventude e Esportes, das 12h às 18h, e na Escola de Tempo Integral, das 14 às 15h e também no início dos trabalhos da conferência haverá mesa de credenciamento, para aqueles que desejarem fazer inscrição.

Com o tema "Políticas de Juventude – Novos Rumos", a conferência será de livre participação para todos os segmentos da sociedade. Contando ainda, com a participação de observadores de diferentes entidades da sociedade civil e do poder público, estimulando a maior diversidade possível de identidades nas discussões.

Para o Prefeito Raul Filho a conferência atende a uma reivindicação histórica dos jovens palmenses. “Esse encontro oportunizará a criação de um fórum para debater os desafios e afirmar os direitos do segmento jovem, fortalecendo a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na definição das prioridades e diretrizes que possam potencializar as iniciativas públicas direcionadas a população palmense que tem entre 15 e 29 anos de idade”, destacou o prefeito.

O Secretário de Juventude e Esportes Mauro Mota, explica que a etapa municipal tem ainda como objetivo a escolha de delegados para participação nas etapas estadual e nacional. Serão eleitos 24 delegados para a etapa estadual, sendo oito pertencentes ao poder público e 16 pertencentes à sociedade civil; e dois representantes para a etapa nacional, sendo um pertencente ao poder público municipal e um pertencente à sociedade civil organizada. A candidatura a delegado deverá ser feita no mesmo dia e local de realização da 1ª Conferência Municipal. Devendo o candidato preencher no ato, o formulário de candidatura, que será disponibilizado pela Comissão Municipal Organizadora.

O debate ocorrerá nos grupos de discussão, sendo que o participante deverá escolher logo no ato da inscrição, uns dos seis eixos temáticos, sendo eles: Participação, Democracia e Cidadania: Reconhecimento da juventude como ator social; Educação: Mundo do jovem x Mundo da escola; Trabalho, Geração de Renda e Desenvolvimento: Qualificação e oportunidades; Cultura e Juventude: Direito a produção e fruição; Vida Segura e Qualidade de Vida: Políticas afirmativas para o bem estar do jovem; Esporte e lazer: Direito e importância na juventude.

Para subsidiar os debates dos grupos de trabalhos, a Sejuves ministrará, antes da formação dos grupos, palestras com os seguintes temas: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento; parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude; Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude em Palmas.

Fonte: Ascop

Por: redação

Tags: Conferência, Juventude, Palmas