Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O assunto segurança nas aldeias indígenas foi tema de discussão da II Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), realizada nas terras Potiguara de Monte-Mor, em João Pessoa, Paraíba, nos dias 10 e 16 de março. Do Tocantins, participou Kohalue Karajá, assessor da Gerência Indígena da Secretaria da Cidadania e Justiça.

A questão segurança está sendo destaque nas reuniões indígenas, e pela primeira vez na história do país será firmado um Termo de Cooperação Técnica entre Funai (Fundação Nacional do Índio) e Polícia Federal. O objetivo é que haja mais interação entre os índios e os agentes federais. Para isso, está sendo viabilizada a participação de representantes indígenas nas aulas da Academia de Polícia, em Brasília.

Outro assunto posto na pauta da reunião foi a discussão sobre a criação do Conselho Nacional Indígena. Atualmente, existe uma comissão.

O encontro foi realizado às margens da Praia Baía da Traição. Na ocasião, foi apresentado um pouco da cultura dos índios Potiguara, suas danças, costumes e forma de vida.

II Fórum social

O assunto segurança também será discutido no II Fórum Social Indígena do Tocantins, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril, em Palmas. O procurador da República Álvaro Manzano falará sobre a ‘Segurança nas terras indígenas”, no segundo dia de fórum, às 16h20.

Fonte: Secom