Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dados do IBGE relativos à distribuição nacional do abate inspecionado de frangos (número de cabeças abatidas e volume de carne produzida), sugerem que é o Estado do Tocantins o responsável pelo frango mais pesado do Brasil. Os dados referem-se apenas aos abates do quarto trimestre de 2007.

No período analisado, o frango produzido e abatido em Tocantins pesou, em média, 2,601 quilos, volume quase 21% superior à média nacional, que ficou em 2,160 quilos.

Os resultados divulgados possibilitam diferentes constatações. Uma delas é a de que, no principal produtor de frango do Brasil, o Paraná, o peso médio do produto abatido no período analisado ficou 10% abaixo da média nacional, situando-se em torno de 1,934 quilos por cabeça. Isso denota que o Estado é o grande produtor de “grillers” do País - frangos com 2 a 3 libras de peso (900 gramas a 1,4 quilo) destinados ao mercado externo.

É importante ressaltar o fato de que os dados levantados se referirem ao trimestre final de 2007, o que significa que incluem os frangos mais pesados produzidos em outubro e novembro, destinados ao consumo das Festas de final de ano. Dessa forma, dados relativos a outros períodos do ano devem conduzir a pesos médios menores que os levantados no quarto trimestre de 2007.

Da redação com informações Avisite