Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Cavalgada com mais de 200 cavaleiros abriu a feira Cavalgada com mais de 200 cavaleiros abriu a feira

O Dia do Trabalhador, 1º de maio, foi comemorado de forma especial pela população de Palmeiras do Tocantins, com as atrações da 1ª Feira da Alimentação e da Agricultura Familiar do município. Às 10h, uma cavalgada com a participação de mais de 200 cavaleiros, precedeu a solenidade de abertura, que contou com a participação de produtores rurais de assentamentos e propriedades da região, autoridades municipais e estaduais, além de representantes de empreendimentos e entidades que apoiaram a realização do evento.

Marcaram presença no evento o deputado estadual, César Halum, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, o vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Ézio Silva, os prefeitos de Palmeiras, Anissé Alves de Sousa, e de São Bento, Pedro Miranda, a gerente de Projetos Econômicos do CESTE, Cassandra Gelsomino, a presidente do Idep, Nalva Braga, além de representantes regionais e municipais da Seagro, Senar, Ruraltins e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeiras.

Promovido pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Palmeiras do Tocantins (Idep), o evento conta com o apoio do Consórcio Estreito Energia (CESTE), concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, além de diversas entidades de cunho educativo, social e de desenvolvimento sustentável, como Senar, Ruraltins, Sebrae e Banco da Amazônia.

Para a presidente do Idep, Nalva Braga, idealizadora do evento, a 1ª Feapa é a realização de um sonho. “Nossa comunidade tem na sua natural vocação agrícola um de seus maiores potenciais e a feira vem justamente contribuir para o crescimento da nossa agricultura familiar ”, afirmou.

A vocação agrícola da região foi evidenciada pelo secretário da Agricultura, em seu pronunciamento de abertura. “Acreditamos na agricultura familiar como importante sustentáculo da atividade produtiva em nosso Estado, por isso, o apoio a ações como essa é fundamental para o desenvolvimento de nossas comunidades”, avaliou Sahium.

Representando os produtores rurais, a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Palmeiras, Rosilene Dias, comemorou a realização do evento. “Precisamos de oportunidades como essa para desenvolver nosso meio de vida e discutir sobre onde devemos buscar melhorias”, declarou.

De acordo com a gerente de Projetos Econômicos do CESTE, Cassandra Gelsomino, o incentivo ao desenvolvimento sustentável das vocações produtivas dos municípios da área de abrangência do empreendimento é premissa de ação do CESTE, como parceiro da realização da Feapa. No stand do CESTE no evento, a gerente recebeu as autoridades presentes, que agradeceram o apoio da UHE Estreito junto às comunidades locais e na realização da feira.

A programação continua até o sábado, dia 04, incluindo palestras sociais e de produção alternativa, além do curso Cozinha Brasil, especialmente disponibilizado pelo projeto Usina Social do CESTE, para oferecer aulas demonstrativas e mini-cursos de educação alimentar aos visitantes da feira. Nesta sexta-feira, dia 02, o empreendimento também realizará palestra enfocando o desenvolvimento de ações de apoio às comunidades lindeiras ao futuro reservatório da UHE Estreito.

A expectativa é de que sete mil visitantes participem da feira durante seus quatro dias de realização. O objetivo dos organizadores é promover integração entre as entidades ligadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento sustentável da região. O evento discute assuntos ligados à modernização da agropecuária, como o acesso dos produtores rurais às novas tecnologias e o combate à insegurança alimentar e nutricional.

Fonte: Assessoria Imprensa UHE - Estreito