Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Mais de 3,9 mil candidatos participam, no próximo domingo, 21 de setembro, da primeira etapa do concurso público para o provimento de vagas ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. São 90 vagas distribuídas nos quadros de praça e oficiais. A prova intelectual, formada por questões objetivas e redação, será aplicada nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi.

As provas para o CFO - Curso de Formação de Oficial - serão realizadas em horário distinto das provas para soldados, possibilitando aos candidatos participarem dos dois certames. Os candidatos às vagas do CFO e do quadro de oficiais especialistas farão as provas pela manhã, no período das 8 às 12 horas. Para os candidatos às vagas do CFSd – Curso de Formação de Soldados -, as provas serão realizadas das 14 às 18 horas, considerando-se o horário oficial de Brasília/DF.

Recomenda-se que o candidato chegue ao local da prova com 30 minutos de antecedência, para localizar a sala e se ambientar. Será necessário apresentar um documento de identificação com foto e comprovante original do pagamento da taxa de inscrição e, ainda, lápis preto nº 2, borracha e caneta esferográfica azul.

Concorrência

A única vaga destinada ao sexo feminino para o CFO-BM será a mais disputada no concurso público: são 79 candidatas. Em seguida, está a concorrência pelas outras nove vagas para o CFO masculino, que serão disputadas por 633 homens, o equivalente a 70,3 por vaga.

O Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar, que oferece 70 vagas, sendo 10% para o sexo feminino, terá a participação de 2.683 concorrentes. São 55 candidatas por vaga para o sexo feminino e 36,4 candidatos/vaga do sexo masculino. No quadro de oficiais especialistas, as duas vagas para bacharel em Administração e as duas para Ciências Contábeis são as mais visadas, com 134 e 132 candidatos, respectivamente. A disputa para especialistas em Direito será de 61,3 candidatos por vaga, Ciências da Computação de 40 candidatos por vaga e Economia de 21.

Etapas

O concurso abrange cinco etapas: prova intelectual (questões objetivas e redação em Língua Portuguesa); testes de aptidão física; exames psicológicos; avaliações médica e odontológica; e investigação social e da vida pregressa dos candidatos. As três primeiras etapas serão realizadas pela Unitins e as demais serão realizadas pelo Corpo de Bombeiros.

Locais das provas

Palmas:

- Colégio Objetivo (ACSU-SE 40, Conjunto 02, Lotes 07/08) - para todos os candidatos às vagas do CFO e do QOBM/E; e para os candidatos às vagas do CFSd compreendidos na relação nominal alfabética que se inicia com “Abeneci Moreria” e vai até “Randerson Pereira da Silva”.

- Escola CA – EADCON (Av. Teotônio Segurado, 1002 Sul, Conj. 01 Lote 1 e 2) - para os candidatos às vagas do CFSd compreendidos na relação nominal alfabética que se inicia com “Ranieri Soares Viana” e vai até “Zilneis Lucena Rodrigues de Oliveira”.

Araguaína:

- CEM - Benjamim José de Almeida (Quadra Comercial 2, S/Nº, Conjunto Urbanístico) - todos os candidatos.

Gurupi:

- CEM - Ary Ribeiro Valadão Filho (Quadra 7, Rua HM, Setor Waldir Lins) - todos os candidatos.

CARGO OPÇÃO INSCRITOS / CONCORRÊNCIA

CFO - Cadete Feminino 79 79

CFO - Cadete Masculino 633 70,33

CFSd - Aluno-Soldado Feminino 387 55,29

CFSd - Aluno-Soldado Masculino 2296 36,44

QOBM/E - 1º Tenente Bacharel em Administração 134 67

QOBM/E - 1º Tenente Bacharel em Ciências Contábeis 132 66

QOBM/E - 1º Tenente Bacharel em Ciências da Computação40 40

QOBM/E - 1º Tenente Bacharel em Ciências Econômicas 42 21

QOBM/E - 1º Tenente Bacharel em Direito 184 61,33

TOTAL 3927

 

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros Militar -TO