Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Artesãos de todo o Brasil têm mais uma chance para participar do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. As inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de outubro, como forma de incentivar um maior número de concorrentes.

O objetivo da premiação é promover o artesanato brasileiro e reconhecer as 100 unidades produtivas mais competitivas do País. Esta é a segunda edição do prêmio e podem participar artesãos, cooperativas, associações ou grupos de produção artesanal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas unicamente pelo site www.top100.sebrae.com.br .

Entre os critérios de seleção e premiação do evento, estão aspectos relacionados ao grau de inovação dos produtos, adequação econômica e funcional nas unidades de produção, respeito ao meio ambiente, eficiência produtiva, adequação cultural e logística, estratégias de comunicação e promoção, práticas comerciais, compromisso social e gestão empresarial.

Depois de inscritos, os participantes passarão por uma avaliação que selecionará as 150 unidades com maior pontuação. Cada unidade selecionada receberá visita de um consultor para verificação das informações prestadas. Por último, um júri definido pelo Sebrae que tenha notório conhecimento do setor escolherá as 100 unidades produtivas mais bem preparadas para o mercado. Todos os inscritos, selecionados ou não para a fase final, serão informados pelo correio eletrônico.

As 100 unidades vencedoras ganharão um certificado de premiação, uma autorização de uso do selo ‘Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato’, até março de 2010, e divulgação de três produtos em sites e em materiais promocionais. Os vencedores irão participar ainda da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae para aproximação das unidades artesanais produtivas com outros empresários para oferta e demanda de produtos. Seis meses depois, uma nova Rodada será realizada para fortalecer a negociação comercial dos 100 ganhadores.

Este ano, o prêmio traz uma novidade: algumas unidades, mesmo que não estejam selecionadas entre as 100 melhores, serão beneficiadas. As 20 unidades por estado que tiverem maior pontuação receberão um bônus de oito horas de recomendações sobre melhorias de gestão para aprimoramento de seu desempenho competitivo.

“Essa iniciativa de acompanhamento pós-premiação apóia empresas para que, futuramente, elas tenham fortes condições de conquistar esse prêmio”, avalia Ricardo Guedes, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae Nacional.

Os resultados dos vencedores serão divulgados no site do Sebrae em dezembro. Os ganhadores participarão da cerimônia de premiação, prevista para o dia 18 de março de 2009 em São Paulo, com as despesas de deslocamento e hospedagem pagas pela Instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo site Top 100 de Artesanato - www.top100.sebrae.com.br

 

Fonte: Assessoria de imprensa do Sebrae