Campo

Foto: Divulgação

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou ontem, 23, que a safra 2008/2009 está garantida. Segundo ele, aproximadamente 80% dos agricultores estão em condições de plantio e com crédito.

Stephanes adiantou que se for preciso o governo pode liberar mais crédito para o setor. "Nós estamos acompanhando dia-a- dia o que está acontecendo em relação ao plantio, e à medida que se comprovar necessidade de crédito, efetivamente vamos tomar decisões", disse.

O ministro reconheceu que existem questões "residuais", principalmente na Região Centro-Oeste, onde agricultores estão com dificuldades para financiar o plantio. Stephanes informou que enviou uma equipe para visitar diferentes regiões do estado de Mato Grosso, considerado o que está em situação mais crítica.

"Possivelmente poderemos ter outras medidas, dependendo do quadro de plantio e de necessidades que se mostrarem no estado", disse.

Para Stephanes, o único fator que não se pode prever é o climático. "No ano passado tivemos condição excepcional de clima, mas em termos de intenção de plantio está demonstrado que vamos repetir a área e que a produção deverá ser boa e, de forma geral, as condições meteorológicas até janeiro serão normais".

Stephanes participou pela manhã, ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, do lançamento do programa Defesa Agropecuária: Mais Ciência, Mais Tecnologia, que prevê investimentos de R$ 120 milhões, ao longo de três anos, em projetos de pesquisa para as ações na área de defesa agropecuária.

 

Fonte: Agência Brasil

Por: Redação

Tags: Crédito, Plantio, Produtores, campo