Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A pedido do ministro da Agricultura Reinhold Stephanes (PMDB-PR), o governo deve liberar nos próximos dias uma linha de crédito para as cooperativas agrícolas.

Em torno de R$ 2 bilhões. Dinheiro do Tesouro Nacional, a juros de 6,75% ao ano que será convertido em empréstimos a pequenos e médios produtores.

A intenção do governo é a de prover capital de giro aos agricultores, atenuando os efeitos da secura do crédito sobre a atividade agrícola.

Ao lado da construção civil, a agricultura é vista como área estratégica pelo ministro Guido Mantega (Fazenda). Estima-se que o setor empregue 18 milhões de brasileiros.

Agricultura e Fazenda estudam outras medidas para socorrer o campo e suas adjacências. Uma das providências sob análise é a abertura de uma linha de crédito também para as empresas de fertilizantes.

O valor ainda não foi fechado. De acordo com informações repassadas a parlamentares da bancadas ruralista no Congresso, a cifra que se encontra sobre a prancheta da Fazenda é R$ 2,5 bilhões.

(Da redação com informações do Blog Josias de Souza)