Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

Visando atender dispositivos da Lei Geral do Turismo, sancionada pelo presidente Lula em setembro, a ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins iniciou a ação de avaliação dos meios de hospedagem. O trabalho consiste na aplicação de formulários junto a estabelecimentos como hotéis, pousadas e dormitórios com a finalidade de promover uma classificação hoteleira.

Padrões de qualidade como segurança, conforto e serviços prestados são alguns dos pontos que estão sendo verificados no processo que permitirá indicar se os estabelecimentos atendem os padrões de conformidade, determinados pelo Ministério do Turismo.

Foram distribuídos formulários em 29 empreendimentos localizados em Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso do Tocantins. Em 4 deles, localizados na capital, os dados já foram validados. Para o sócio-proprietário do Hotel Turim, Hebe Fonseca, a iniciativa é válida. “É uma oportunidade de melhorarmos a qualidade dos serviços”, analisou ele.

Nesta primeira etapa, participam da avaliação somente os estabelecimentos inscritos no Cadastur - Programa do Ministério do Turismo, e na ABIH Tocantins - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

O processo de validação das informações é feito através do formulário de Verificação e de Conformidade, que comprova se as informações repassadas pelos estabelecimentos se enquadram nos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério do Turismo.

De acordo com a coordenadora de Cadastro e Estatística da ADTUR, Cláudia Maria dos Santos, a expectativa é que até o dia 15 de fevereiro, sejam finalizados os dados dessa primeira etapa, apresentados pelos estabelecimentos. “A intenção da ADTUR é atender 62 estabelecimentos no Estado e o resultado final da ação deve ser concluído no final do primeiro semestre de 2009”, adianta.

Fonte: ADTUR