Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Quais são os benefícios que a Usina Hidrelétrica de São Salvador trará para o Estado do Tocantins? Foi com essa pergunta que o deputado estadual Paulo Roberto (DEM-TO) iniciou o seu discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão matutina desta quarta feira, 4.

Para o parlamentar a dimensão da obra não traz benefícios para o Estado, uma vez que o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) gerado na produção da energia é recolhido no local ao qual a energia é destinada.

" O Tocantins produz energia e renda para outros estados com isso os outros se desenvolvem e nós ficamos com o prejuízo. O impacto ambiental causado por uma hidrelétrica é enorme, famílias ficam desalojadas, há mudança no curso dos rios, desmatamento, além de que deixamos de ter acesso as nossas belezas naturais. Hoje pode ser interessante, mas daqui uns 50 anos seremos cobrados por não termos feito nada. A Bancada Federal tem que se unir e fazer alguma coisa para contornar essa situação, disse Paulo Roberto.

Paulo Roberto afirmou que não é contra a construção das hidrelétricas, desde que uma parte do imposto arrecadado seja destinada ao Estado. "Acredito que se o Tocantins recebesse de 5% a 10% da arrecadação do imposto alguns impactos poderiam ser amenizados e muitos investimentos poderiam ser feitos no Estado".

O deputado ainda cita um outro ponto muito forte nas construções das hidrelétricas, a questão da mão de obra. Ele afirma que na época da construção a mão de obra vem de toda parte do Estado e também de alguns estados vizinhos, porém quando a obra termina muitos não voltam para suas cidades e isso acaba gerando desemprego e outros problemas para administração local.

O deputado finalizou o seu discurso dizendo que entende o posicionamento do governador Marcelo Miranda (PMDB). " O Governador tem conseguido muitas benfeitorias para o Tocantins junto ao governo federal, nosso Estado cresceu muito nesses seis anos, mas se tivéssemos uma parcela do ICMS das usinas nós cresceríamos muito mais", pontuou.

Hidrelétricas no Tocantins

A usina de Lajeado e de Peixe Angical já esta em execução a de São Salvador será inaugurada hoje. Outras três estão em fase de construção e de analise de projetos, são elas Estreito (694,40 MW) e Ipueiras (347,20MW), em processo de licitação. Além destas, estão em estudo as de Tupiratins (582,40 MW) e Serra Quebrada (840,00MW).

Com as edificações destas usinas hidrelétricas o Tocantins chegará a um potencial energético equivalente a 3359,48 MW, o consumo dos tocantinenses chega a 20%, o restante é ditribuida para outros Estados. O potencial hidroelétrico do Tocantins representa 24% de toda a energia utilizada no País.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Paulo Roberto