Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 A validade da avaliação psicológica para ingresso de candidatos na carreira militar será debatida nesta terça-feira, dia 10, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, a partir das 14h, com o Poder Judiciário Estadual. A palestrante do dia será a coordenadora do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão PMMG Ana Cristina Alves de Souza, com o tema “Avaliação Psicológica para Inclusão em Polícias Militares”.

O tema é polêmico, uma vez que em alguns estados os magistrados que autorizam o reingresso de candidatos considerados inaptos para a carreira militar passaram a ser responsabilizados judicialmente pela decisão tomada. Segundo a tenente PMTO Janise Mara, os estados do Rio de Janeiro e São Paulo já adotam esta medida. No Tocantins, no último concurso realizado em 2006, dos 40 candidatos considerados inaptos, 22 foram reintegrados através de mandado judicial.

Para verificar se medidas como esta acarretam prejuízo à sociedade, o Comando Geral da Polícia Militar encomendou ao serviço de psicologia da PMTO a realização de pesquisa que visa averiguar a relação entre as denúncias de maus serviços prestados e casos de desvio verificados, com o resultado da avaliação psicológica realizada em concurso. A pesquisa foi iniciada em janeiro de 2009.

Para a tenente PMTO Juliana Di Silva, o objetivo do debate é analisar o problema junto com o Poder Judiciário e em benefício da sociedade.

I Semana de avaliação Psicológica

Esta palestra faz a abertura da I Semana de Avaliação Psicológica. Mas outras atividades estão abertas para o público acadêmico: na quinta-feira 12, a palestra “Avaliação Psicológica em concursos públicos para inclusão em policiais militares”, de 8h às 12h, no auditório do QCG. Já à tarde, acontecerá a mesa redonda para discutir a “Avaliação psicológica para mudança de quadro na PMTO”.

Fonte: Assessoria de imprensa Polícia Militar