Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Teve início esta semana os trabalho de recapeamento das ruas da quadra residencial Arse 14 (110 Sul) e, na próxima semana, é a vez das ruas da quadra da Arse 15 (115 Sul) receberem a benfeitoria. Segundo Jair Júnior, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfsp), esse é apenas o começo do trabalho de recuperação viária que será realizado neste segundo mandato da administração Raul Filho. "Já fizemos esse trabalho em algumas avenidas na região Norte da Capital e, agora, iniciamos o recapeamento nestas duas quadras", explicou.

Por ser umas das primeiras quadras de Palmas a ser pavimentada, o asfalto da 110 Sul tem mais de 10 anos e necessitou ser recuperado. A recuperação da malha viária irá contemplar as ruas que encontram em situação mais crítica - Alamedas 02, 07 e 11. Ao todo serão executados na quadra mais de oito mil metros quadrados de recapeamento em TSD – Tratamento Superficial Duplo. Nas demais ruas que não forem recuperadas, a Seinfsp realizará os serviços de tapa buracos.

Na 115 Sul, a previsão é que praticamente todas as ruas recebam capa asfáltica, já que por ser uma quadra industrial, recebe diariamente um fluxo intenso de caminhões, o que diminui a durabilidade do asfalto. Também será executada nas duas quadras a limpeza dos bueiros, principalmente nas ruas da 115 Sul, nas avenidas NS-12 e LO- 03, locais que constantemente sofrem alagamento devido aos bueiros estarem entupidos.

Sem Lixo

O secretário Jair Júnior lembra a importância da população não jogar lixo nas ruas, pois com a chuva a enxurrada leva tudo para os bueiros, entupindo-os. "Temos feito periodicamente a limpeza dos bueiros, mas pedimos a comunidade para que não jogue lixo nas vias, porque estes são levados pela enxurrada para os bueiros, causando entupimento e consequentemente transtornos a população devido ao alagamento das ruas", enfatizou Jair.

Ainda para este mês de fevereiro está previsto o recapeamento da avenida LO-15, desde a quadra 307 até a 409 Norte. Ainda na região Norte da Capital, no mês passado a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos recuperou o pavimento de trechos críticos da NS-03, LO-10 e NS-01.

Atualmente, para a recuperação do pavimento asfáltico a Prefeitura conta ainda com o auxílio de um equipamento de ponta. A máquina Durathec, conhecida popularmente como usina móvel, que utiliza o produto PMF – Pré-Misturado Frio, pode ser utilizada até em dias chuvosos sem prejudicar os trabalhos. A usina móvel recupera primeiramente o pavimento, para que a via possa receber o recapeamento.

Todo esse trabalho é um dos objetivos já em execução do prefeito Raul Filho para este segundo mandato. "Devido à redução do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, tivemos que reavaliar nosso planejamento em recuperar todo o pavimento asfáltico de Palmas com mais de 10 anos. Priorizamos então os pontos mais críticos, já que o recurso para a obra de recapeamento é proveniente dos cofres municipais", destacou Raul Filho.

Fonte: Ascop