Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Com as presenças do governador Sandoval Cardoso, quatorze prefeitos, vereadores e lideranças políticas de várias partes do Estado, o candidato a deputado estadual Eduardo Siqueira Campos inaugurou seu comitê político na noite desta sexta-feira, 22, em Palmas. Cerca de 1,5 mil pessoas ocuparam a rua da quadra 110 Sul para acompanhar o evento, a marca do novo começo da carreira política do primeiro prefeito eleito de Palmas, deputado federal por dois mandatos e senador e que agora busca uma vaga na Assembleia Legislativa.

No palco montado em frente ao comitê, imóvel onde Eduardo morou por vários anos, lideranças políticas se manifestaram em relação à sua candidatura. O tom dos pronunciamentos sobre Eduardo girou em torno de cinco pontos: experiência, preparo como homem público, capacidade técnica, humildade e solidariedade.

O governador Sandoval Cardoso, por exemplo, fez questão de destacar o papel de Eduardo na relação entre os prefeitos do Estado sem distinção de partido ou grupo político. “Eduardo deu o pontapé nesse jeito do Estado de tratar os municípios com obras e serviços, se relacionamento institucionalmente com os prefeitos sem olhar o partido pois o importante é que o serviço e a obra cheguem aos municípios para beneficiar a população”, disse ele, acompanhado da primeira-dama Marcela Cardoso.

Entre outras iniciativas do governo, Sandoval citou programas como o PAM, que recuperou estradas vicinais, o Pró-Município, responsável por pavimentar vias urbanas das cidades, a entrega de ambulâncias a todos os municípios e de máquinas agrícolas aos pequenos produtores pelo Terra Forte.

O governador falou ainda que vai retribuir a confiança depositada nele com trabalho, respeito às pessoas e dignidade. Ele fez uma referência especial ao ex-governador Siqueira Campos: “Vamos fazer uma nova história, de uma nova geração para que o eterno governador Siqueira Campos se orgulhe dela”.

Candidato a senador, o deputado federal licenciado Eduardo Gomes lembrou em seu discurso do início de sua vida pública como vereador de Palmas na gestão do prefeito Eduardo, destacou o respeito e amizade entre ambos e ressaltou: “É preciso mostrar ao Tocantins que dá para fazer política com humildade e competência. Isso Eduardo tem de sobra, além do amor por Palmas e Tocantins. Sua experiência e preparo vão fazer a diferença na Assembleia”.

O mais amado

Eduardo Siqueira concentrou seu pronunciamento na vida familiar, sua experiência política e realizações da atual gestão do Estado, iniciada em 2011 com José Wilson Siqueira Campos até a eleição de Sandoval Cardoso. Ele começou a fala homenageando sua mãe, dona Aureny, que nesta semana completou 90 anos. “Símbolo de humildade e simplicidade”, disse. Em seguida, falou da dura realidade vivida após o falecimento do filho Gabriel, em janeiro de 2011. “Desde então sofremos a dura realidade do calendário dos homens, com dia dos pais, dia das mães, natal, páscoa, ano-novo. Mas este começo tem tudo a ver com o calendário de Deus, que resgatou a mim e minha esposa Polyana, dando a mim não um mandato eletivo, mas o mandato de ser pai novamente!”, disse, emocionado.

Sobre sua candidatura, ele afirmou que pretende levar para a Assembleia debates de temas vitais para o Estado. “Não há cargo maior ou melhor. O importante é servir este Estado. Não quero ser o mais votado, mas sim o deputado mais amado deste Estado, que vai brigar pelos municípios, com emendas, propostas que se transformem em leis para melhorar a vida dos tocantinenses.”

Lideranças

Prestigiaram o evento os prefeitos: Silvestre (Ananás), Cacildo Vasconcelos (Arraias), Auri-Wullange (Axixá), Francel (Babaçulândia), Cavalcante (Barra do Ouro), Bina (Esperantina), Vinícius (Goiatins), Regis Melo (Itaguatins), Ari (Luzinópolis), Jader (Praia Norte), Edmam (Porto Alegre), Dino (São Miguel), Jair Farias (Sítio Novo) e Silvinha (Xambioá). Entre outras autoridades estavam o vice-governador Tom Lyra, os candidatos a deputado federal Zé Geraldo, Marcos Marcelo, Hérica Ávila,Wálter Júnior, o presidente da Câmara de Palmas, Rogério Freitas, vereadores Terciliano (Araguaína), Ioni, Washington, ex-vice-prefeita Mariza Sales. A esposa do candidato a deputado federal Júnior Coimbra, Laudeci Coimbra, também participou da inauguração.